Sebrae RS promove capacitação de hotéis e pousadas para a Copa

[Portal Eventos, 14/04/2013]
A capacitação tem como objetivo melhorar a gestão de hotéis e pousadas considerando a viabilidade econômica, a sociedade e o meio ambiente. É baseada na Norma ABNT NBR 15401: 2006 “que estabelece critérios específicos de desempenho em relação à sustentabilidade, permitindo que um empreendimento formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais, socioculturais e econômicos”, explica a gestora do programa SEBRAE 2014, Amanda Paim.
A Qualificação em Turismo Sustentável é uma metodologia da instituição que consiste em 12 oficinas de implementação da norma, totalizando 68 horas; 14 Consultorias Individuais e avaliação de preparação para auditoria, com 128 horas; e uma visita de benchmarking para conhecer melhores práticas. Os meios de hospedagem participantes foram selecionados através de Chamada Pública. São eles: Pousada Villa Allegro Ltda (Canela), Hotel Bangalôs da Serra (Gramado), San Remo Hotel (Carazinho) e Cambará Eco Hotel – Pousada (Cambará do Sul).
Na primeira oficina em grupo, no dia 8 de abril, o sócio gerente do Hotel Bangalôs da Serra, Lineu Keln, afirmou que a preocupação com o meio ambiente é constante no empreendimento: “Utilizamos energia solar, cobertores feitos de garrafa pet e televisores de LED. Mesmo assim, quero entender mais sobre o que é a sustentabilidade e repassar esse conhecimento para os meus funcionários”, afirma.
Atualmente, menos de dez pousadas no Brasil são certificadas pela Norma ABNT NBR 15401:2006, e três delas estão localizadas no município de Canela, na Serra gaúcha. De acordo com o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, “Este diferencial favoreceu para que os três estabelecimentos gaúchos fossem selecionados pela FIFA para receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Queremos que mais empresas estejam preparadas e possam usufruir deste grande evento”, ressalta. A expectativa é de que as escolhidas estejam certificadas em janeiro de 2014.