MIT espera ampliar negócios em turismo
[BRASILTURIS JORNAL, 03/04/2013]
A Mostra Internacional de Turismo (MIT 2013), ocorrerá pelo oitavo ano consecutivo, entre os dias 5 e 7 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco em busca do amadurecimento e com o intuito de se consolidar no calendário de eventos de turismo do Brasil. Segundo a organização, o grande desafio é manter a essência do evento, que atende ao público profissional e, ao mesmo tempo, recebe o consumidor final. “É preciso conciliar interesses e equilibrar esses fatores. Neste ano conseguimos ampliar o espaço técnico e investir na presença do cliente”, destaca Edison Gonçalves, presidente da Abav-PE, uma das instituições realizadoras da mostra.
A MIT utiliza cerca de 10 mil m² do pavilhão de feiras do centro de convenções, com formato em rua única, privilegiando os mais de 100 expositores. No campo profissional, a MIT dispõe da Estação Operadora, um nicho onde ficam estandes de operadores de turismo e um auditório para 120 pessoas, onde acontecem, palestras de operadores, destinos, nos três dias do evento. E como destaque, o Consulado dos Estados Unidos, que terá 15 funcionários na feira, tanto para o estande quanto para uma palestra diária sobre a emissão de visto de entrada do país. Dentre os operadores, alguns são de fora do Brasil, como é o caso da Lusa Nova, de Portugal.
O consumidor terá uma feira variada, mas com o dobro do número de agências de viagens, hotéis e prestadores de serviços turísticos do ano anterior. “Será uma grande oportunidade para quem quer viajar. Na MIT, será possível planejar a viagem e escolher o tipo de acomodação, de transporte ou a forma de pagamento”, afirma o presidente da MIT, Jorge Sales. A feira conta, ainda, com uma arena gastronômica, feita pela Abrasel/PE, que terá tradicionais restaurantes no Recife, além de um café e uma tapioqueira, típica da culinária local.
No campo da geração de negócios, a mostra ganhou um significativo reforço. Pela primeira vez o Sebrae vai realizar a rodada de negócios em dois dias, em função da proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Mais de 20 operadores nacionais e internacionais são esperados para as reuniões com prestadores de serviços turísticos, devendo gerar mais de 400 encontros e uma expectativa de vendas superior a R$ 8 milhões nos meses subsequentes ao evento.
A MIT é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Brasilturis Jornal, Indes, Associação de Secretários Municipais de Turismo (Astur), Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-PE) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE).