Empresárias enxergam oportunidade no mercado de eventos
[Revista Exame, 03/04/2013]
O mercado de eventos em expansão e a carência de profissionais que possuem visão estratégica de negócio, mente criativa e responsabilidade na execução contribuíram para a criação, em junho de 2012, da empresa Thais Barbosa Assessoria e Cerimonial.
O negócio, especializado em cerimonial de casamentos, bodas, aniversários e eventos empresariais em Goiás, surgiu de uma parceria entre mãe e filha. A empresa foi ganhando contornos nos planos de Fátima Barbosa, gestora de Recursos Humanos, e da filha Thais Barbosa, jornalista.
Elas atuavam em segmentos distintos, porém, sempre precisaram contratar trabalhos terceirizados no segmento de eventos. Percebendo a ausência de foco das empresas em relação ao cliente, as duas amadureceram a ideia e resolveram se entregar ao negócio. A experiência de ambas foi fundamental para tirar a ideia do papel e hoje conquistar espaço no mercado goiano. “É uma área que lida com sonhos. As pessoas sonham em se casar ou fazer um aniversário temático, renovar votos ou encantar os clientes em um evento diferenciado”, explica Thais.
A empreendedora reforça que, por ser um segmento que lida com expectativas, vontades e necessidades, a criatividade deve ser constante. “Por isso, fugimos de roteiros que sejam engessados e aguçamos a criatividade em nossos clientes, sem deixar de lado o cumprimento das regras de etiqueta e protocolos. Mas vale lembrar que não existe nada brega ou démodé quando falamos em sonhos. É permitido ousar”, enfatiza.
Localizada na Vila São Luiz, região Norte da capital, a Thais Barbosa Assessoria e Cerimonial contabiliza, em média, 30 atendimentos e cinco eventos mensais. Além das sócias, a empresa é composta por dois cerimonialistas e recepcionistas freelancer, que atuam de acordo com a demanda.
Desde o início, as duas sócias tiveram auxílio do Sebrae em Goiás, participaram de cursos da instituição e até mesmo da Feira do Empreendedor, em 2012. Elas também já planejam novas metas para a empresa. Entre elas formar uma equipe fixa e qualificada e aumentar em 50% o número de eventos realizados.
A rotina de trabalho é simples e prazerosa, conta Thais. A prospecção de novos clientes é diária, inclusive por meio de redes sociais, além de pesquisa de tendências em casamentos e festas de 15 anos, divulgação do trabalho nas mídias sociais, acompanhamento de cronograma de cada noiva, indicação e negociação com fornecedores, criação de roteiro da cerimônia e recepção, condução de ensaio com os principais personagens da festa, entre outros.
Satisfazer o cliente
“O objetivo é prestar assessoria em todas as fases da organização de um evento, além de prestar assessoria cerimonial em casamentos, aniversários e eventos empresariais. É preciso ainda se livrar de qualquer preconceito, conversar muito com os donos da festa para entender o que estão esperando, sonhando e tentar realizar do jeitinho deles. Depois que o trabalho é concluído, vem a sensação de dever cumprido, muito gratificante”, acrescenta.
Thais reforça que para investir nesse segmento é preciso, antes de tudo, ter bastante coragem para desbancar empresas que já estão no mercado há anos e oferecer sempre ideias criativas. “Uma das estratégias é agregar valor ao serviço prestado e se adequar à vontade de cada cliente. É preciso se conectar às pessoas e fazer com que o cliente se sinta único e especial”, enfatiza a empreendedora. Sobre valores, diz que com R$ 4 mil é possível iniciar o negócio, já que a quantia é aplicada, principalmente, para compra de equipamentos, vestimentas adequadas e cursos de formação.