Delegação do Brasil teve participação ativa no Tianguis México 2013

[BRASILTURIS JORNAL, o2/04/2013]
Durante o Tianguis Turístico do México 2013 realizado na cidade de Puebla, Puebla, a delegação do Brasil, representada por 16 empresas, teve grande destaque e foi recebida com excelentes notícias por parte da Ministra de Turismo, Claudia Ruiz Massieu, sobre a suspensão dos vistos entre o México e o Brasil, em uma reunião privada com os representantes das operadoras de turismo mais importantes do Brasil.
Os governos do México e do Brasil concordaram com a suspensão do visto de curta duração nos passaportes comuns para seus cidadãos. E esta medida facilitará o fluxo de viajantes entre os dois países.
Esta decisão é resultado dos acordos celebrados na reunião que o presidente Enrique Peña Nieto teve com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, no marco da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em janeiro passado na cidade de Santiago do Chile.
Importante lembrar que a necessidade de visto para cidadãos brasileiros estava vigente desde 2005, e a partir de maio de 2010, o México aplicou mecanismos para facilitar a migração de cidadãos que tinham visto para os Estados Unidos. Além disso, o Sistema Informático de Documentação Migratória (SIDOMI) e o Sistema de Autorização Eletrônica (SAE) permitiam obter vistos e autorizações eletrônicas para turistas e para viagens de negócios.
Estiveram presentes nessa reunião: Eduardo Barbosa, da Flot Operadora, Vicente Brasil, da CVC, Eliana Alves, da Nascimento Turismo, Fernando Morato, da Tam Viagens, Jorge Souza, da MMT Gapnet, Marcelo Paolillo, da Flytour Viagens, Fabian Saravia, da Uneworld e Jean Silva, da Operadora Schultz. Além dessas empresas, participaram do evento Rodolfo Carrara, da Travel Idea, Rita de Cassia Corredoura, da Peregrinos, Antonio Carlos Castro d Oliveira, da Multidestinos, Isis Pompilio, da Latitudes, Juan Carlos Vargas, da Tourlines, Ricardo Jadao, da RNJ e Eduardo Sabóia, da T4T.
Além disso, a delegação brasileira participou de forma ativa de reuniões de trabalho com os principais representantes de turismo dos destinos de Los Cabos, BC, Riviera Nayarit, Cidade do México e Puerto Vallarta. Durante essas reuniões, foram acertadas ações de trabalho para ampliar a oferta de destinos turísticos do México nos programas institucionais das operadoras, com o apoio do Conselho de Promoção Turística do México.