Cuiabá inicia curso de enfrentamento a exploração infantil e turismo sexual

[Por Diário do Turismo, 22/04/2013]
Começa nesta segunda-feira (22), o curso de Enfrentamento ao Turismo e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, voltado para os profissionais da segurança pública que vão atuar durante os jogos da Copa do Mundo. A capacitação, de 40horas/aula, será realizada durante uma semana na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Cuiabá.
Serão abordados os seguintes temas: fundamentação teórica sobre turismo sexual, exploração de crianças e adolescentes, estratégias e ações policiais sobre turismo sexual, prevenção, saúde e assistência social das vítimas, pós-atendimento, legislação, doutrina, entendimento dos tribunais, turismo para fins sexuais, ações de prevenção e enfrentamento e o papel do terceiro setor de enfrentamento (ONGs).
Ao final do curso será realizada atividade prática em uma oficina com aulas expositivas. A partir do dia 29 de abril, mais duas capacitações serão realizadas: multiplicador do curso de Segurança e Apoio ao Turista e o curso de Uso Diferenciado da Força. Ambas acontecerão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP) da Polícia Militar, em Cuiabá.
TREINAMENTO – Ao todo, mais de 2,5 mil servidores da Segurança Pública dos governos estadual, federal e municipais serão capacitados para atuar durante os jogos da Copa em 22 cursos distribuídos nas seguintes áreas: Operações de Emergência e Resgate; Combate a Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo; Gerenciamento de Crise e Relacionamento com a Mídia; Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes; Policiamento Turístico; Uso Diferenciado da Força e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo; Integração da Segurança Pública e Segurança Privada; Escolta, Batedores e Segurança de Dignitários e Inteligência de Segurança Pública.