Certificação diferencia empresas e garante qualidade ao consumidor
Uma tendência mundial em diversos segmentos da economia, a certificação de empresas prestadoras de serviços chega agora ao setor de eventos brasileiro com o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL, uma parceria da Associação Brasileira de Empresas de Eventos e SEBRAE com início a partir deste mês de abril em 12 Estados. Além de uma série estruturada de atividades de capacitação e consultoria direta, o Programa prevê a realização de auditorias nas empresas participantes para a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, caso seja atingido o desempenho necessário.
“Hoje em dia o consumidor quer garantias do serviço contratado, e esta certeza passa pela certificação, que é uma forma da dar visibilidade no mercado para as empresas com excelência nos serviços e para o cliente uma garantia de serviço de qualidade”, analisa a presidente da ABEOC BRASIL, Anita Pires.
Segundo o coordenador de capacitação do Programa de Qualidade Abeoc Brasil, Luiz Carlos Barboza, foi estudado o que há de melhor no mundo em certificação para a criação do Selo de Qualidade Abeoc Brasil. A principal referência é o modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo. Para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, as empresas de eventos precisarão alcançar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Benefícios da Certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL
• Atender aos clientes e consumidores que querem serviços certificados;
• Melhor gestão da empresa com melhorias contínuas;
• Diminuição dos gastos gerados pela falta de qualidade;
• Melhores serviços;
• Crescimento sustentável da empresa;
• Profissionalização dos seus colaboradores;
• Proporciona aos clientes a garantia de que a empresa esta trabalhando continuamente para oferecer melhores serviços;
• Aumento da produtividade da empresa;
• Estabilidade no desempenho;
• Aumenta o grau de satisfação dos clientes;
• O desempenho das empresas certificadas é sempre superior às não certificadas;
• Garantia e visibilidade de que os destinos tem empresas com serviços certificados;
• Facilita a qualificação e bom desempenho do setor de eventos como um todo;
• Aumento da conscientização dos gestores de que qualidade de serviços é condição para o bom desempenho.