BNTM e Salão Baiano de Turismo são oficialmente abertos

A Brasil National Travel Mart (BNTM) e o 2º Salão Baiano de Turismo foram abertos oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 10, no Centro de Convenções, juntamente com a terceira edição da Feira da Abav Bahia. A solenidade inaugural contou com a presença de autoridades como o governador da Bahia, Jaques Wagner, assim como o ministro do Turismo, Gastão Vieira, entre secretários de Turismo da região Nordeste
Cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 27 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia participam dos encontros, onde serão mostradas as potencialidades do Nordeste e da Bahia; realizados negócios como atração de voos internacionais, bem como a promoção de debates a cerca dos temas relacionados a atividade na região. Além dos operadores, os eventos contam com a participação de representantes de companhias aéreas, agências de viagem e os secretários do Turismo e autoridades dos nove estados nordestinos.
“O Estado investe no turismo e eventos como estes são muito importantes. O mundo começa a olhar mais para o Brasil, e não mais apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Precisamos trabalhar a promoção turística e o atendimento dos serviços, para que os turistas que venham queiram voltar e recomendem a outras pessoas”, comentou o governador da Bahia.
A Brazil National Tourism Mart – Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM) deste ano deverá reunir cerca de mil profissionais, dos quais aproximadamente 60 compradores nacionais e 240 internacionais. A estrutura do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, prevê 141 estandes. Serão 23 na área institucional e 118 na área comercial. O evento, que está em sua 22ª edição, será realizado até domingo, dia 14.
De acordo com a CTI Nordeste, entidade responsável pelo evento, somente para a Bahia, Estado anfitrião, há estimativa prévia de aumento de 10% da demanda do setor, até dezembro. A BNTM de Salvador conta com o apoio, entre outros, do Ministério do Turismo, Chesf e BNDES. TAP e TAM são as principais transportadoras de operadores e jornalistas.
Salão Baiano de Turismo – A segunda edição do evento, que ocorre paralelamente à BNTM Nordeste e à 3ª Feira da Abav-BA, deve receber 12 mil visitantes. O evento, que será aberto ao público, é considerado por empresários do setor como a principal operação de vendas e marketing do destino Bahia e vai reunir operadores, agentes de viagem, representantes de grupos hoteleiros e também dos municípios turísticos baianos. “A ideia é fazer com que os operadores nacionais e internacionais conheçam nossos atrativos e formatem produtos para segmentos tradicionais, como o de sol e praia, e novidades como enoturismo, turismo rural e outros”, informa o secretário de Turismo do Estado e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli.
Durante o Salão haverá ainda estandes personalizados com as características das 13 zonas turísticas do Estado, espaço para rodada de negócios, que será realizada em parceria com o Sebrae, e locais destinados à participação individual dos 31 municípios turísticos da Bahia que mais recebem visitantes. A estrutura também inclui um pavilhão para estandes comerciais das empresas baianas, áreas para gastronomia, com a realização de aulas ao vivo na Cozinha Show, estandes para artesanato, espaços para exposição dos segmentos turísticos, como turismo de aventura, turismo náutico e outros. No Núcleo do Conhecimento serão discutidos temas para o desenvolvimento do setor, com a presença de convidados que têm atuação destacada no Brasil e no exterior.
Feira da Abav
E esperada a participação nesta quinta-feira, dia 11, do deputado e ex-jogador de futebol, Romário (PSB-RJ,) como um dos convidados desta 3ª Feira da Abav-BA, que ocorre paralelamente ao 2º Salão Baiano de Turismo e Brazil e a BNTM. A presença do parlamentar, que preside a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, foi confirmada pelo presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Bahia, Pedro Galvão, durante a reunião do Fórum Estadual do Turismo, no último dia 15 de março. A Feira é um trabalho conjunto do Governo do Estado e entidades como as associações da Indústria de Hotéis (ABIH) e de bares e restaurantes (Abrasel).
[BRASILTURIS JORNAL, 10/04/2013]