41ª Feira de Turismo das Américas deve reunir 80 mil visitantes

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) lançou oficialmente a 41ª edição da Abav – Feira das Américas, durante coletiva de imprensa realiza nesta quinta-feira, dia 10, na sede da entidade em São Paulo. Durante o encontro, o presidente da associação, Antonio Azevedo, apresentou as novidades para a edição deste ano do evento, que ocorrerá de 4 a 8 de setembro, no Centro de Exposição Anhembi, na capital paulista.
O evento, que retorna a São Paulo após ter sua intercionalização efetivada, será realizado pela primeira vez em pavilhão único com área total de 58,2 mil m², o que possibilitou um ganho de 50% a mais de espaço para estantes. “Além de um maior espaço nos corredores. Tudo isso será muito importante para a visibilidade e conforto do visitante e também para o expositor, possibilitando à feira ainda mais movimentação e mais crescimento”, destacou Gisele Lima, da Promo Inteligências Turísticas, empresa organizadora do evento. A profissional lembrou ainda que a feira já está com 84% da área comercializada. “Temos apenas 16% da metragem livre para comercialização, a cinco meses da inauguração.”
Para este ano, a Abav já alcançou a participação de mais de 60 países participantes, 700 hosted buyers (compradores convidados), além da presença confirmada de mais de 2,7 mil expositores, incluindo cerca de 75 principais operadoras turísticas sediadas no Brasil, que ficarão instaladas na área de 1,2 mil m² onde será realizado simultaneamente o 40º Encontro Comercial Braztoa. “Neste evento, pretendemos fazer uma grande promoção realizando a 3ª edição da Turismo Week, com pacotes de 20 a 50% mais baratos e distribuir cupons de desconto, para o público geral, inclusive durante o final de semana”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Marco Ferraz.
Azevedo também falou sobre o incremento das Rodadas de Negócios, a ampliação de 12 salas na Vila do Saber, a área de Artesanato e Aldeia do Sabor (com degustação e apresentação da gastronomia do México, por exemplo), a Ilha Corporativa Abracorp com layout diferente do último ano (terá cerca de 31 agências corporativas e a presença de mais de mil gestores, segundo o presidente da associação, Edmar Bull), e a Área Brasil (exclusiva para roteiros do Brasil, promoção dos destinos brasileiros e divulgação dos seus atrativos, em uma área com metragem de 14 mil m²). Outra novidade é a área Ski e Neve, que terá uma pista de snowbording na feira, entre outros espaços de exposição destinados à divulgação dos destinos.
“A 41ª edição da maior e melhor feira das Américas é uma ótima oportunidade para o mercado de turismo nacional. Além de abrirmos para a visitação pública, ação que trará retorno às agências, diversos compradores internacionais estarão presentes no Anhembi neste período. Este é o momento ideal para o turismo brasileiro reafirmar seu potencial de crescimento”, disse o presidente.
O credenciamento poderá ser realizado a partir do dia 27 de maio e estará disponível no site da feira. E para o próximo ano, Antonio Azevedo adianta que a Abav – Feira das Américas será realizada no fim do mês de setembro, com uma metragem total 10 mil m² maior do espaço.
[BRASILTURIS JORNAL, 10/04/2013]