Encontro internacional promove reflexão sobre o presente e o futuro da Indústria de Eventos

[Por Revista Eventos, 27/03/2013]
Segurança e Sustentabilidade em Eventos estão na pauta, e contribuem para um pós Santa Maria e mudanças de atitude propostas pela ISO 20121
Pela primeira vez, a Eventos Expo Editora realiza em São Paulo o Fórum Eventos. Serão dois dias de muitas informações e discussões sobre a organização de eventos dentro do panorama atual deste mercado no Brasil e no mundo. O encontro, destinado a profissionais de eventos, turismo e marketing, começa na próxima segunda-feira, após o feriado da Páscoa.
À frente dos painéis estão 10 destaques internacionais do setor, inclusive três deles fazem parte de um grupo seleto de pessoas eleitas as mais influentes da Indústria de Eventos mundial. E também 40 profissionais de peso do Brasil, que integram instituições e empresas do segmento, e têm grande participação na promoção, criação, adequação e inovação dos eventos no país.
Na pauta do dia 1º de abril incluem-se os temas Importância das Feiras para o Desenvolvimento Econômico e o Comércio Exterior, que fala da promoção comercial como ferramenta essencial para o desenvolvimento comercial, cultural e profissional dos diversos segmentos da economia e sua repercussão no comércio exterior; Gestão Sustentável de Eventos – Os processos de regulação da sustentabilidade internacionais, seus conceitos, suas experiências, sua aplicação e suas expectativas no Brasil; O Futuro da Indústria de Eventos – Empresas e instituições expõem eventos que abriram novos caminhos, experiências inovadoras e ações que alcançaram grande êxito; Tecnologia em Eventos – Processos e tecnologias que podem melhorar a performance dos eventos; e, Marketing X Concorrências X Compras, com os questionamentos: As concorrências predatórias são a regra do mercado? A participação de compras é deletéria? Degrada o processo? É possível trabalhar juntos agências/marketing/compras?
Também nesse primeiro dia de Fórum, os jornalistas terão acesso aos resultados do Barômetro da Indústria de Eventos, às 11h. Os Barômetros são pesquisas curtas, com o objetivo de medir a temperatura dos negócios no setor de um setor da economia. Tanto no turismo, quanto nos eventos, os Barômetros são muito usados e considerados uma ferramenta importante para as empresas nos EUA. E ainda, o lançamento oficial do CARE – Cadastro de Registro de Eventos. A ideia do CARE surgiu para oferecer ao mercado uma forma segura, prática e acessível para registro de projetos diversos, sejam apenas ideias ou até campanhas inteiras criadas para apresentação em concorrências.
No dia 2 de abril, o Fórum trará um dos assuntos bastante discutidos neste ano no Brasil, devido aos incidentes ocorridos em Santa Maria-RS, com o incêndio da boate Kiss, no dia 26 de janeiro, e no evento do Bradesco, na Bahia, em 13 de fevereiro, durante a montagem de um espaço que reuniria 2.500 funcionários do banco. É o Evento Seguro – Esperando Godot – Monitoramento e gestão de risco. Como manter o participante em segurança. Quem é o responsável pela segurança nos eventos? A disseminação da cultura da segurança. Os 10 passos para um evento seguro.
Além disso, os temas Governança, Articulação, Accountability e Transparência dos Eventos – realização e pós-evento levando em conta a transmissão de conhecimento e dos resultados do mesmo para os envolvidos e para a sociedade com o objetivo de aprimoramento e evolução dos processos. Transparência na cadeia de fornecimento, critérios para concorrências e ética x corrupção; Mega Eventos – A Década De Ouro (2011/2020) – A experiência e a expectativa gerada pelos megaeventos e suas resultantes na práxis do mercado. Da Copa à Expo 2020, o que podemos esperar destes megaeventos; Eventos: Ações que Projetam o Futuro – Empresas e profissionais expõem eventos que abriram novos caminhos, experiências inovadoras e ações que alcançaram grande êxito; e, Papel das Entidades na Indústria dos Eventos – A experiência norte-americana na organização e união das entidades representativas dos diversos segmentos da indústria na defesa dos interesses do coletivo. A força decorrente desta união.
Serviço:
Fórum Eventos 2013
Data: 01 e 02 de abril
Local: Caesar Park Faria Lima, à Rua das Olimpíadas, 205. São Paulo/SP
Horário: 8h às 18h
Temas, palestrantes e demais informações: www.forumeventos2013.com.br
Eventos Expo Editora
Há mais de 20 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa 3,1 % do PIB e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, a editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do Setor.
Entre seus produtos, destacam-se a publicação de duas revistas bimestrais, um portal, duas newsletters e a maior premiação das indústrias de eventos e turismo brasileira, o Prêmio Caio, que chega à sua 14ª edição em 2013.