ABEOC BRASIL SP apresenta a realidade do mercado de eventos na Brazil Promotion Campinas
Gestão, capacitação e utilização das redes sociais são fundamentais para o sucesso das empresas do setor
O Road Show da Brazil Promotion – versão itinerante da feira de marketing promocional, que aconteceu hoje no Espaço Guanabara, em Campinas, contou com a presença de profissionais do marketing e dos eventos para conhecer as tendências do mercado e os produtos apresentados por mais de 40 expositores, além de entender os rumos do mercado no Brasil para os próximos anos.
Paralela à exposição, ocorreu um ciclo de palestras com entidades representativas do ramo, das quais, a ABEOC Brasil SP– Associação Brasileira de Empresas de Eventos apresentou dois temas de grande relevância para o mercado: Gestão e Profissionalismo das Empresas de Eventos’ e ‘Mídias Sociais em Eventos’ – ambas contaram com um auditório repleto de profissionais interessados. Cada palestra contou com uma média de 150 participantes.
Rodrigo Cordeiro, diretor de capacitação da Abeoc Brasil SP e CEO da Acqua Consultoria, ministrou a palestra: “Gestão e Profissionalização das Empresas de Eventos” e apresentou aos participantes qual o cenário dos eventos no Brasil, a necessidade da capacitação e profissionalização, além da certificação para a permanência no mercado com qualidade. “O programa Qualidade ABEOC BRASIL – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, realizado em parceria com o SEBRAE, será lançado na próxima semana, 26 de março, em Brasília, e é de suma importância para qualificar as empresas de eventos no Brasil. Traremos mais qualidade e isso será positivo para toda a cadeia, pois o setor de serviços é o que mais vem crescendo e com isso aumenta a necessidade de profissionalização.”, complementa o diretor.
Outro aspecto fundamental é como o setor de eventos pode utilizar as mídias sociais de forma estratégica. O assunto foi debatido por Luiz Tibiriça, consultor da ABEOC Brasil SP e diretor da Kronedesign, na palestra ‘Mídias Sociais em Eventos’. “Hoje é necessário realizar todo um planejamento e seguir um escopo para que as redes sociais sejam efetivamente positivas para os eventos, aumentando assim a visibilidade para o público final e de interesse. São sete fases, dentre elas: a compreensão do negócio do cliente, do público-alvo, do contexto, o time, dentre outros. Se esse escopo não for bem desenhado não é possível promover o cliente e realizar a gestão da informação da forma correta”, explica o consultor.
Nos próximos anos despontarão no Brasil um grande volume de eventos e isso ocorrerá devido à realização da Copa do Mundo, então esse é o momento oportuno para o crescimento e profissionalização, segundo Cordeiro, da Abeoc Brasil SP. “Ainda teremos nos próximos meses mais duas edições do Road Show da Brazil Promotion. Uma ocorrerá em Belo Horizonte, em 25 de abril, e a outra no Rio de Janeiro, em 28 de maio, a ABEOC estará presente para continuar a disseminar informações do setor que movimenta diversos outros nichos no Brasil e que tem buscado a cada dia mais se aprimorar, pois seremos vitrine de observação nos próximos anos com tantos eventos que vão ocorrer e se existe um momento para capacitação é esse”, finaliza.