Abav ganha o universo das redes sociais

[Por Brasilturis, 05/02/2013]
Acompanhando de perto os avanços tecnológicos das redes sociais, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) adotou a utilização das principais ferramentas online para promover ações próprias de comunicação.
Uma das provas de que essa estratégia está dando certo é o fato do portal da entidade – www.abav.com.br – ter alcançado no ano passado um total de 14.719.698 de visualizações. De acordo com o levantamento da empresa especializada em navegação inteligente Alexa Internet, esses quase 15 milhões de visualizações e mais outros 35 milhões de cliques, o portal da Abav ocupou em 2012 a segunda posição no ranking dos sites do setor com mais audiência.
Parte do sucesso é atribuído ao desempenho da fan page da Abav no Facebook, que recém-lançada já ultrapassou a marca de 2,2 mil fãs, enquanto o Twitter da entidade, colocado no ar em dezembro de 2012, cativou 183 seguidores.
Informações sobre a 41º Feira de Turismo das Américas – Abav 2013, que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, no Centro de Convenções do Anhembi (SP), possuem espaço cativo nas postagens nas redes sociais da entidade, juntamente com as novidades das Abav’s Estaduais. Além disso, a página da Abav no Facebook também é utilizada para divulgar a grade do Iccabav – Instituto de Cursos e Certificação da Abav; campanhas institucionais; concursos culturais, comunicados e notícias referentes ao setor turístico e de informações de utilidade pública, entre outros.
Já o canal do Youtube, com entrevistas importantes dos porta-vozes da Abav, mereceu espaço exclusivo no site da entidade por meio do canal “TV Abav”. Outra mídia social empregada com bastante frequência e interatividade é o Skype, software que permite às equipes técnicas do Sistema Abav, presente em todos os estados do Brasil e, também, no Distrito Federal, manter comunicação via internet por meio de chamadas de voz, vídeo ou mensagens de textos.
“As redes sociais da entidade funcionam como um meio de interação entre os usuários e a associação, sendo apresentada como uma mídia social informativa e, de quebra, abordando temas relevantes para os agentes de viagens”, afirma Alessandro Macedo, vice-presidente de Marketing e Eventos da Abav.