19º Salão Paranaense de Turismo tem inicio

[Por Revista Hoteis, 28/02/2013]
Terminou agora à pouco a cerimônia de abertura da 19a edição do Salão Paranaense de Turismo, que acontece até este próximo sábado, dia 2 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Representantes de várias entidades do trade, como Celso Tesser, Presidente da ABAV-PR – Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Estado do Paraná, Henrique Lenz, Presidente da ABIH-PR – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Paraná, Darci Piana, Presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná e de autoridades como o Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Jackson Pitomba Cavalcante Filho.
Em seu discurso, Celso Tesser destacou o bom momento que o turismo vive no Brasil diante do crescimento e das possibilidades de alavancar ainda mais nos próximos anos em razão dos grandes eventos que o Brasil irá sediar. Tesser destacou também os eventos que vão acontecer em paralelo ao Salão, como a 9ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e o 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, assim como o apoio recebido de entidades como a ABIH-PR e a ABRASEL-PR.
O Presidente Henrique Lenz também destacou a grande oportunidade que surge para Curitiba consolidar-se ainda mais como pólo turístico em razão de ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, mas advertiu: “Temos que planejar os investimentos na hotelaria com bastante atenção afim de evitar a queda nas diárias, na taxa de ocupação e consequentemente perdas aos investidores. Devemos estar preparados para as oportunidades que virão”, destacou Lenz.
Encerrando os discursos, o Secretário Pitombo destacou o papel do turismo como grande alavanca da economia e o momento impar que o Pais vive em relação às oportunidades de fortalecer ainda sua economia sabendo aproveitar o momento.
Após os discursos, os presentes foram convidados a degustar de alguns pratos típicos da culinária paranaense como o Barreado, Ravióli de ostra com molho de alcachofra da terra, Brochetes de cordeiro com polenta cremosa ao molho pesto de capim santo, entre outras iguarias. De sobremesa, mousse malaiala ao queijo com crocante, verrine de chocalate branco com gengibre e mini amor perfeito, entre outros.