Sebrae e ICMBio firmam parceria de fomento ao ecoturismo

[Por Hoteliernews, 055/02/2013]
Em convênio assinado hoje (5) em Brasília pelo Sebrae e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o turismo sustentável e a infraestrutura turística apareceram como os pontos a serem trabalhados. A parceria tem como objetivo inserir os pequenos negócios na cadeia produtiva de parques e outras unidades de conservação.
Com duração de quatro anos, a ação é resultado de uma experiência piloto, nomeada Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno, realizada de 2010 a 2012 em unidades de conservação, no estados do Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O convênio carrega a assinatura do presidente da ICMBio, Roberto Ricardo Vizentim, do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e do diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Pedro de Castro da Cunha e Menezes.
Dentre as responsabilidades delegadas pela parceria, o ICMBio será responsável pela implantação da infraestrutura para receber os visitantes, especialmente nos parques nacionais. Já o Sebrae desenvolverá estudos e ações voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável de pequenos negócios nesses locais.
As regiões contempladas pelo projeto são a Chapada dos Guimarães, o Pantanal mato-grossense, a Chapada Diamantina e os Lençóis Maranhenses, entre outras 18 unidades de conservação localizadas em 13 estados e no Distrito Federal.