Pesquisa aponta que 93% dos turistas de eventos querem voltar a Pernambuco

[Por Brasilturis, 27/02/2013]
O Recife Convention & Visitors Bureau divulga os resultados da Pesquisa do perfil socioeconômico do Turista de Eventos 2012 tabulada pela Método Pesquisa e Consultoria durante eventos captados ou apoiados pela entidade. Dos consultados, 93% afirmaram ter intenção de voltar a Pernambuco. Entre os principais emissores, São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. A permanência média foi de cinco dias e o gasto médio de R$ 323,20.
O que mais agradou aos turistas foi a hospitalidade do povo pernambucano e os atrativos naturais do Estado, que se destacaram como os mais citados na pesquisa. O destino também teve os preços avaliados como normais para os padrões por 65,3% dos entrevistados.
De acordo com o presidente do Recife CVB, Paulo Menezes, a avaliação foi positiva para a hotelaria. “O atendimento nos hotéis foi recomendado como excelente ou bom por 85,5% dos entrevistados. A capital pernambucana passa por expansão e renovação nos meios de hospedagem, o que já traz um impacto positivo na imagem percebida pelos turistas”, reflete.
Com relação à origem, dos turistas entrevistados, 48,9% eram da região Nordeste neste ano. Do Sudeste vieram 29,8% dos turistas entrevistados, enquanto 10,3% eram da região Sul. O avião foi o meio de transporte mais utilizado (68,3%). Porém, o percentual dos que utilizaram carro próprio chegou a 21,6% dos consultados.
O meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (51,6%), seguido de pousadas (17,1%). Outro dado curioso é que a internet se destacou como a fonte mais frequente de informações sobre os eventos pesquisados, tendo sido citada por 48% dos entrevistados.
Os atrativos naturais e históricos foram muito bem avaliados. O atendimento nos atrativos históricos visitados pelos turistas teve uma aprovação de 88,5% como excelente ou bom. Já os naturais foram avaliados no atendimento positivamente por 84,3%. Dos turistas entrevistados, 61,4% já conheciam Pernambuco.