Os aeroportos terão reforço de equipes e fiscalização durante o Carnaval.

[Por Businessetravel, 08/02/2013]
A SAC – Secretaria de Aviação Civil anunciou o reforço das equipes da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero, da Receita Federal nos aeroportos do país, durante o período de Carnaval. A SAC estima que o movimento de passageiros nos terminais brasileiros no período entre sexta (dia 8) e quarta-feira de Cinzas (dia 13) seja 4% inferior ao período entre Natal e Ano Novo. Para o Carnaval, Receita Federal manterá o incremento de 88%, em média, no número de funcionários alocados nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, onde há maior número de voos internacionais.
Essas medidas mantém o esforço coordenado entre os órgãos do setor aéreo brasileiro, com o objetivo de manter os bons resultados obtidos nos períodos de alta temporada, como na Operação Fim de Ano, realizada em 12 aeroportos do país. A fiscalização da ANAC durante a Operação Carnaval ocorrerá entre os dias 7 e 17 de fevereiro, com turnos de trabalho que variam de 07h00 às 23h00, conforme a necessidade de cada um dos 10 aeroportos incluídos na operação. O objetivo é monitorar a prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros e fornecer informações sobre os direitos previstos na Resolução n°141/2010.
Os dez aeroportos-alvo da fiscalização especial da ANAC, selecionados de acordo com o fluxo de passageiros e com a demanda do período, são: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador e Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). No total, 130 colaboradores da Agência serão envolvidos na operação, entre servidores que farão atendimento aos passageiros e inspetores de aviação civil, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto.
A Infraero reforçará as equipes de segurança e operações de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, além de manutenções preventivas em equipamentos, como esteiras e escadas rolantes. O atendimento aos usuários também será intensificado. Foram planejadas ações específicas para os aeroportos de Salvador, Rio de Janeiro e Recife. As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília também adotaram planos para a Operação Carnaval, especialmente com aumento das equipes de manutenção, atendimento e segurança.