Hotelaria brasileira aponta quedas de demanda e diária média

[Por Hoteliernews, 13/02/2013]
Recente publicação da consultoria HotelInvest, o Panorama da Hotelaria Brasileira: 4º trimestre de 2012 apresenta um quadro geral de queda na demanda hoteleira e na diária média do País. Karen Mariano, responsável por divulgar o mais recente balanço, destacou que o mês de dezembro registrou desempenho aquém do esperado.
O indicador que recebeu mais destaque em nível nacional foi a retração nas taxas de ocupação, fruto de um desaquecimento que já vinha de outros períodos de 2012. Estes fatos levaram os hoteleiros a praticarem diárias cada vez menores, resultando na diminuição da receita de hospedagem.
Em comparativo com o mesmo período de 2011, o estudo testemunhou um quadro de expansão da oferta em 2,1%, que combinou com retração de 3,6% na demanda, causando redução das taxas de ocupação em 5,6%. Como reflexos conclusivos da situação, os índices de diária média e RevPar (receita por habitação disponível) tiveram altas tímidas, com 9,9% e 3,7%, respectivamente.
O panorama indica que os índices podem ter sofrido influência da desaceleração econômica vivenciada no país no ano passado, causando a redução do volume de negócios e viagens nos mercados hoteleiros estudados.