Brasileiro prefere viajar de avião seja a negócios ou a lazer
[Por Revista Hotéis, 04/02/2013]
Ao contrario do que muitos pensam, as viagens corporativas simbolizam mais de 60% de negócios da indústria turística brasileira, segundo uma pesquisa realizada pela Abracorp —Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas.
As cidades brasileiras que mais recebem voos corporativos são Rio de Janeiro e São Paulo, e movimentaram mais de R$ 10 bilhões no ano passado. As companhias que mais lucram com a venda de passagens aéreas são as das empresas Tam e Gol, seguidas pela Azul e Avianca.
Não apenas no turismo de negócios, os brasileiros também preferem, ao programar suas viagens de lazer, o transporte aéreo, afinal, a eficácia e rapidez do serviço são muito maiores. Compram com antecedência as suas passagens aereas e garantem maior conforto em relação ao programado.
Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo retrata que o brasileiro tende a viajar mais pelo interior do seu país, principalmente para os Estados nordestinos. Segundo a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, a demanda de passagens cresceu, no ano passado, 6,79% em relação a 2011, ainda que a oferta tenha crescido apenas 2,72%.