Setur-PE lança projeto de acessibilidade

[Por Brasilturis, 23/01/2013]
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem o intuito de disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido.
Fernando de Noronha será o primeiro destino turístico a receber o Praia Sem Barreiras. O projeto será lançado no dia 31 deste mês, às 10 horas, na Praia do Sueste, localizada no arquipélago. Uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias serão encontradas na praia, onde também fica o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha.
Para facilitar o banho de mar, os visitantes serão acompanhados por oito profissionais da Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontecerá todos os dias, das 8 às 18 horas. Pensando em melhor atender aos turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Setur-PE promoverá cursos de capacitação para funcionários do Aeroporto de Noronha e funcionários da Eco Noronha.
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma iniciativa de grande importância para o turismo do Estado. “Temos a acessibilidade como um dos grandes focos do Sistema Tur em Pernambuco. Estamos muito felizes e sabemos da importância de proporcionar a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma. Além de Fernando de Noronha, outras praias do litoral pernambucano receberão o projeto Praia Sem Barreiras. O projeto tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha.
Acessibilidade também nas trilhas
Ao visitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética.
Além do Mirante dos Golfinhos, o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção pode também visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, que foi eleita novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais bonita do Brasil, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida e foram construídas pela Eco Noronha.

1 thought on “Setur-PE lança projeto de acessibilidade”

  1. Ola,
    Trabalho em São Paulo para uma OSCIP e gostaria de ter mais informações sobre o projeto “Praias Sem Barreira”, se possível fazer um benchmarking.
    Poderiam me orientar ou enviar contatos com alguem que tenha conhecimento do projeto?
    Abçs
    Fabiana Antunes

Os comentários estão fechados.