Porto Alegre CVB é contra desativação do Aeroporto Internacional Salgado Filho

[Por Revista Hotéis, 28/01/2013]
Na última quarta-feira, 23 de janeiro, a diretoria do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, esteve em reunião com o Secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, para reforçar e defender a sua posição contra o encerramento das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
De acordo com estudo realizado pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) e encomendado pela AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento em convênio com a Fiergs e a Fecomércio-RS, prevê a construção de um novo aeroporto para a região metropolitana, com a desativação do Salgado Filho.
A Presidente do POACVB, Berenice Lewin, acredita que “o foco é resolver a situação atual do Salgado Filho e, no futuro, pensarmos em um novo aeroporto”. Berenice também enfatiza que a localização próxima ao Centro da cidade é um diferencial do atual aeroporto, diminuindo os custos e o tempo de deslocamento. A modernização do Salgado Filho prevê a ampliação da pista, a duplicação do terminal de passageiros e a instalação de um sistema antineblina.
A manutenção do aeroporto existente também é defendida pelo Secretário Luiz Fernando, enfatizando que “a necessidade do Salgado Filho é para ontem, um complexo para daqui a 20 anos temos tempo para discutir, não podemos, por conta de um projeto futuro, desmobilizar o presente”.
A construção de novo centro de eventos também esteve na pauta da reunião. Segundo o secretário, o plano é implantar uma estrutura com 30 mil m², com auditórios com capacidade para 4 mil pessoas. Os locais que poderão abrigar o centro de eventos já estão sendo mapeados.