Negócios bem casados

[Por PEGN, 25/01/2013]
Não basta encontrar alguém especial, juntar as escovas de dente e partir para a vida a dois – para um número crescente de brasileiros, trocar alianças em uma festa em grande estilo é um investimento fundamental. Segundo dados da Abrafesta (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais), os gastos com casamentos vêm crescendo ano a ano – partiram de R$ 12,5 bilhões, em 2010, e alcançaram R$ 14,8 bilhões no ano passado.
No Brasil, existem cerca de 8.300 empresas de organização de eventos, buffê e filmagem de festas, sendo que 60,5% se concentram na região Sudeste. A grande maioria são negócios de pequeno e médio porte que atendem de maneira mais personalizada aos noivos. “Esse é o reino das pequenas empresas”, diz José Luiz de Carvalho Cesar, organizador da Expo Noivas & Festas, evento que vai até domingo (27/1) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Oportunidades de negócio
Cesar realiza o evento – que também tem edições no Rio e em Belo Horizonte – desde 1994. De lá para cá, afirma que houve uma evolução nos produtos e serviços oferecidos. “O mercado cresce e demanda itens novos, e os profissionais e empresas respondem as esses pedidos”, diz.
Apesar do aumento da demanda dos últimos anos, Cesar diz que ainda há espaço para empreendedores que desejam entrar no ramo. “Nossa expectativa ainda é de crescimento. Vejo empresas novas surgindo ano a ano”, afirma. O motivo por trás dessa oportunidade é a grande quantidade de jovens que estão hoje na faixa dos 25 aos 30 anos e o aumento do poder de consumo. “Há muitas famílias que estão realizando festas de maior porte pela primeira vez.”
Inovação conservadora
As empresas buscam novidades para atrair a atenção das consumidoras – mas, para Cesar, esse é um negócio em que a inovação tem alguns limites. “O casamento é uma festa tradicional, em que a família está envolvida e tem muitos passos marcados”, afirma. Para ele, é natural que surjam novas apostas, mas a tradição tende a prevalecer. “Daqui a 20 anos, não sei o que estará na moda, mas tenho certeza que o vestido branco ainda vai ser a escolha de muitas mulheres”, diz.
Veja abaixo alguns lançamentos da Expo Noivas & Festas:
Bolo bem-casado: A Oficina do Açúcar aposta em uma releitura do bolo de casamento com o bem-casado em destaque. Dezenas de doces embalados ganham o formato de um bolo – a decoração segue as cores da festa.
Buquê de Broches: Esse buquê pode ser guardado para sempre e é confeccionado com broches escolhidos pela noiva. São diversas opções de aplicações, incluindo joias da família ou de alguém especial. Os mustache (bigodes), a Torre Eiffel, caveirinhas em strass, flores de tecido, lacinhos de metal, medalhinha de Santo Antônio e até pimentinhas para afastar o mau-olhado podem fazer parte do arranjo.
Mini wedding no iate: Para os noivos mais reservados, a empresa Núpcias a Bordo oferece como opção de casamento a bordo de um iate. Os noivos podem convidar os familiares e amigos mais próximos para a cerimônia realizada pelo capitão e ainda podem passar a tarde toda navegando pelo mar do Guarujá e região.