MTur no Projeto Esplanada Sustentável

[Por Brasilturis, 14/01/2013]
O Diário Oficial da União publicou na quinta-feira, dia 10, portaria do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que institui o Comitê Interno do Projeto Esplanada Sustentável (PES). O grupo será responsável pela execução, no âmbito do MTur, das atividades relacionadas ao projeto, que estimula a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia da administração pública.
Além de promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social nos órgãos públicos, o PES tem objetivos focados na implementação de ações de eficiência energética e no combate ao desperdício. O objetivo é a redução de despesas com energia elétrica, telefonia, material de consumo, limpeza e conservação, diárias e passagens, entre outros.
A meta financeira pactuada no PES é de redução média de 10% dos custos com despesas administrativas da União. Em 2011, o gasto com o custeio da máquina pública foi de R$ 21,9 bilhões. Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, se a redução pactuada fosse aplicada em todos os órgãos do Executivo, a economia potencial seria de R$ 2 bilhões.
O PES é uma iniciativa conjunta dos ministérios do Planejamento; Meio Ambiente; Minas e Energia; e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi instituído em portaria interministerial em junho de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *