SPTuris: visão do turismo mudou em São Paulo

[Por Mercado e Eventos, 13/12/2012]
No próximo dia 1º de janeiro, uma nova administração irá assumir a cidade de São Paulo e consequentemente a São Paulo Turismo (SPTuris) também mudará de mãos. Nesses últimos oito anos, período dos governos Serra/Kassab, o órgão foi comandado por Caio Luiz de Carvalho e Marcelo Rehder, tendo em boa parte do tempo Luciane Leite como diretora de Turismo. Luciane e Rehder falaram, em entrevista ao M&E, sobre as principais conquistas e os legados deixados para o Turismo paulistano nessas duas gestões.
“Houve uma mudança na percepção da cidade”, definiu Luciane. Ela explicou que os esforços do órgão neste período fizeram com que a São Paulo se tornasse mais amigável aos olhos dos turistas de todo o mundo. “Nos consolidamos como capital cultural do entretenimento e da cultura, deixando de ser vista apenas como uma cidade para negócios”, complementou. Neste período, a ocupação média dos hotéis paulistanos passou de 55% para 70%.
Rehder foi pelo mesmo caminho. Ele lembrou que o número de turistas que viaja à capital paulista apenas para lazer vem crescendo no decorrer desses anos. Em 2009 era 9% do total e somente no primeiro semestre deste ano, foi 12,5%. “Tivemos oito anos de grandes avanços. Fizemos muitos esforços para que os turistas que já vinham para São Paulo ficassem mais um dia e aproveitassem nossas opções de lazer”, disse o presidente da SPTuris.
Outro dado destacado por Rehder que ilustra os avanços desses oito anos é a arrecadação de ISS relacionado ao Turismo. Segundo ele, nos últimos quatro anos o crescimento foi de 60%. “Hoje somos uma grande capital de eventos. Nosso Réveillon deve receber entre 2 e 2,5 milhões de pessoas neste ano”, revelou o executivo lembrando da Formula 1, Fórmula Indy e do São Paulo Fashion Week como alguns dos principais eventos da cidade e que movimentam o Turismo.
Em 2011 a cidade recebeu 12,1 milhões de visitantes e a expectativa para este ano, segundo Rehder, é de 12,5 milhões. Em 2014, com a Copa do Mundo, a expectativa é de que este número chegue a 15 milhões. Veja a matéria completa com o balanço dos últimos oito anos da SPTuris na edição 215 do M&E, que irá circular na primeira quinzena de janeiro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *