Setur-DF faz conferência sobre Turismo em Campo Grande (MS)

[Por Mercado e Eventos, 12/11/2012]
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) foi representada pela subsecretária de Políticas de Turismo, Ariádne Bittencourt, na abertura da VII Conferência das Instituições de Educação para o Turismo (Confatur), que ocorreu na última semana em Campo Grande – MS. O evento, patrocinado pelo governo local, reúne gestores de instituições de ensino público e privado, Secretarias de Turismo, docentes, estudantes e o trade turístico em discussões que têm o objetivo de atualizar os conhecimentos e explorar as prioridades das políticas públicas, além da participação do setor privado neste processo.
Na conferência de abertura, a subsecretária propôs uma reflexão sobre o histórico das Políticas Públicas no Turismo. Ariádne também falou sobre o equilíbrio necessário entre as Parcerias Público – Privadas neste sentido. “É preciso descentralizar a gestão e que cada parte reconheça a sua responsabilidade no desenvolvimento e cumprimento do seu papel no âmbito local, regional e nacional”, afirmou.
Nessa perspectiva, Ariádne Bittencourt abordou o poder do Estado no processo de gestão e democratização do Turismo. A subsecretária está envolvida nas atividades de pesquisas, direcionamento e formulação das Políticas Públicas adotadas pela Secretaria de Turismo do DF. Entre as principais realizações, Setur-DF aprovou, este ano, a primeira Política de Turismo de Brasília, homologada no Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) e Lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz.
Organizado por instituições de ensino de Mato Grosso do Sul e representantes do trade turístico, o Congresso foi alicerçado em três eixos temáticos, políticas para o Turismo, a cultura como produto turístico e gestão de pessoas para o setor. O evento contou ainda com Feira Show de Turismo, Mostra de Fotografias, Momentos Culturais e diversas oficinas.