Recorde de participação na Fitpar 2012

[Por Brasilturis, 29/11/2012]
De acordo com dados fornecidos pela Associação Paraguaia de Agências de Viagem e Turismo (Asatur) na nova edição da Fitpar participaram mais de 6 mil pessoas, de 13 países, além de 150 expositores.
Durante a abertura do evento o presidente da República do Paraguai, Federico Franco, assinou três decretos que buscam incentivar o turismo de forma extraordinária nos próximos anos: o que modifica a taxa do imposto seletivo ao consumo para a importação do combustível turbo (usado na aviação), o que regulamenta a expedição de vistos para o ingresso de turistas ao país e o que modifica as taxas e tarifas pela prestação de serviços aeronáuticos, dos aeroportos e meteorológicos.
Durante os três dias de feira, de 9 a 11 deste mês, cerca de 400 pessoas foram capacitadas nos ciclos de palestras sobre direção de empresas familiares do setor turístico e para a obtenção do visto dos Estados Unidos.
A ministra do Turismo, Liz Cramer Campos, expôs sobre o Plano Maestro do Turismo. Destacou que desde o dia 16 deste mês a American Airlines voltou a operar com o Paraguai a través de voos diretos para Miami e o próximo objetivo será conseguir uma conexão direta para Europa. Nesse sentido, o governo se encontra negociando o retorno ao país da Ibéria.
Sobre os projetos que tem sobre sua responsabilidade o Ministério, Liz Cramer mencionou ao Museu da Agua na cidade de Salto del Guairá, um Centro de Interpretação do Mundo Guarani na Ciudad del Este e um Centro de Interpretação no Chaco.
Finalmente foi lançada a aliança estratégica entre a TV Pública e a Senatur, através do programa “Sente Paraguai” que será transmitido pelo canal nas quartas às 21 horas. O tema do programa consiste em percorrer diversas regiões do país apresentando também vários aspectos pouco conhecidos como é o estilo de vida, costumes, gastronomia, etc. A produção do programa contou com a ajuda da Senatur.