Mercado de eventos e congressos cresce no Brasil

[Por JB, 06/11/2012]
Em comparação a 2011, o mercado de congressos e eventos no Brasil deverá ter um incremento de 78% em 2012 se comparado a 2011. No ano passado, esse segmento faturou em torno de R$ 32 bilhões, valor quase 70% superior ao de 2010. Os dados são da pesquisa O Mercado de Congresso no Brasil, organizado pela Eventos Expo Editora. As tendências desse mercado, por meio dos princípios da inovação, tecnologia e sustentabilidade, serão apresentadas em João Pessoa, de 8 a 10 de novembro, durante a Mostra Eventos Paraíba, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, na capital.
Na Paraíba, ações como a inauguração do Centro de Convenções e a ampliação do aeroporto Presidente Castro Pinto, além da proximidade de cidades-sede da Copa de 2014, deverão fomentar esse mercado. “João Pessoa tem grandes potencialidades para sediar eventos técnico-científicos, corporativos e comerciais. Empresários, profissionais e estudantes devem estar atentos a esse potencial e se capacitarem para contribuir com o desenvolvimento desse mercado na capital e em todo o estado”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim.
Durante a Mostra haverá palestras, oficinas de capacitação, além de uma feira com cerca de 30 estandes com produtos e serviços do setor. Na abertura oficial, nesta quinta-feira (8), às 19h, haverá a mesa redonda Mercado de Eventos: desafio e estratégias em inovação, tecnologia e sustentabilidade, com a participação de renomados profissionais da área, como Anita Pires, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Abeoc; Líbia Macedo, diretora da agência Conceito Lazer e coordenadora do Curso de Especialização em Planejamento e Produção de Eventos da Universidade Anhembi Morumbi; e Catarina Moraes, diretora de planejamento da agência Banco de Eventos.
Nesta sexta-feira (9) e sábado (10) serão realizadas quatro oficinas, com temas variados. A primeira será sobre Aproveitamento de material reciclável, com orientação de Tarso Laurence e Fabíola Correa, da Traço & Forma Studio Design. A segunda oficina será com a consultora nacional e internacional Tânia Trevisan, sobre Criatividade e sustentabilidade em eventos corporativos. No sábado, as oficinas serão: Designs em unhas de gel, com o Senac, e O mercado de congressos no Brasil, com o diretor da Eventos Expo Editora, Sérgio Junqueira, que apresentará dados da pesquisa que apontou o crescimento do setor.
A Mostra é uma realização da turma 2012 do curso de formação de empreendedores de eventos do Sebrae em parceria com o IESP. Para participar, é preciso inscrever-se previamente no sitehttp://www.mostraeventosparaiba.com.br.