Canadá recebe as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014

[Por Portal Eventos, As 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 foram transportadas para Toronto, no Canadá. No dia 1º de novembro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou a 6ª edição do Goal To Brasil e reuniu mais de 150 profissionais de turismo e formadores de opinião, para apresentar os preparativos dos destinos turísticos brasileiros para receber o mundial de futebol. Nesta edição, o destaque foi para toda diversidade cultural, natural e gastronômica do Amazonas.
Durante a coletiva de imprensa, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, destacou a importância do turista canadense para o Brasil. “Em 2011, recebemos mais de 70 mil turistas vindos do Canadá e nosso objetivo é investir cada vez mais neste mercado”. Segundo ele, o canadense busca destinos de longa distância, interessado em ecoturismo e aventura e cultura, produtos encontrados no Brasil.
Os atrativos naturais e a diversidade da gastronomia e da cultura encontrada no Amazonas também foi ressaltada pela presidente da Amazonastur, Oreni Braga, tanto durante a coletiva de imprensa, quanto para os agentes de viagens e operadores de turismo. “Esta foi oportunidade de diversificar, para os profissionais, os produtos e destinos do país, mostrando que além de Sol & Praia, o Brasil dispõe de outros produtos disponíveis a turistas de todo o mundo”, disse Oreni.
Já o cônsul Geral do Brasil em Toronto, Afonso Cardoso, fez questão de destacar a visibilidade do Brasil. “Cada vez mais, o mundo volta os olhos para o país, tanto pela situação econômica, quanto pelos resultados de crescimento e desenvolvimento social do país. Sendo assim, nada mais oportuno que utilizar essa visibilidade para atrair mais turistas e divisas”, comentou Cardoso. Para ele, é crescente o interesse do canadense para conhecer o Brasil, pelas belezas naturais e diversidade cultural. “Com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, atingiremos um novo patamar de imagem”, finalizou.
Gastronomia e cultura – O calor humano brasileiro afastou o frio registrado nos termômetros de Toronto. Os convidados degustaram um cardápio preparado pelos chefs Felipe Schaedler (AM), Jonatas Moreira (AL) e Mônica Rangel (RJ). No cardápio, pirarucu defumado com castanha, caldo de tucupi e beiju de tapioca com geléias da Amazônia. . O reforço do menu explica-se pelo fato da gastronomia ser o 2º atrativo brasileiro com maior aprovação entre os turistas canadenses (96,6%) – logo após Hospitalidade, com 97,8% de aprovação.
A apresentação cultural foi outro ponto alto do Goal to Brasil no Canadá. Os profissionais de turismo assistiram ao show de um grupo folclórico Amazonas Show, com a temática do Festival de Parintins. Sucessos conhecidos em todo o mundo levaram o público a embarcar na magia dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, anfitriões do espetáculo. As indumentárias foram confeccionadas com materiais temáticos da floresta amazônica. Foram utilizadas penas artificiais, sementes, tecidos e adornos tribais. Todas as fantasias usaram as cores temáticas do festival: Azul (Caprichoso) e Vermelho (Garantido). Neste mar de cores, os canadenses conheceram um pouco do que pode ser visto durante uma visita ao estado do Amazonas.