Brasil e Alemanha unidos pelo turismo

[Por Aquarela 2020, 07/11/2012]
Embratur e DZT, orgão responsável pela promoção turística alemã, firmam parceria em evento na WTM, em Londres. Momento marca simbiose entre Brasil-Alemanha.
Em evento, ontem (06), intitulado de “Noite Alemã-Brasileira”, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e DZT (Centro de Turismo Alemão) firmaram parceria com o objetivo de estabelecer uma relação mais próxima em busca de ações conjuntas para promover o turismo nos dois países. “A nossa intenção é compartilhar e trocar experiências bem sucedidas na promoção do turismo internacional. Já existe uma história de cooperação entre Brasil e Alemanha, mas hoje assinamos uma carta de intenções que formaliza o trabalho a ser desenvolvido e prevê explorar novas formas de desenvolvimento bilateral que reforçará as relações com profissionais da área de turismo de ambos os países”, disse Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur.
O evento, que aconteceu durante a 33° WTM (World Travel Market), em Londres, celebrou também a participação da Alemanha como parceira na 1° WTM da América Latina, que acontecerá de 23 a 25 de abril de 2013, em São Paulo. E, o fato de que em 2013, por meio de uma parceria entre os governos brasileiro e alemão será comemorada o Ano da Alemanha no Brasil que pretende reforçar ainda mais o intercâmbio de informações entre os países.
O foco principal do evento foi mostrar por meio da cultura as diferenças e ao mesmo tempo semelhanças que unem os dois países e atraem cada dia mais turistas. “O Brasil e a Alemanha já trabalham há algum tempo para mostrar uma imagem diferenciada. A ideia do evento foi divulgar a cultura como fator de atração dos turistas desmistificando os clichês e mostrando toda diversidade cultural dos dois destinos”, destacou Pedroso.
O encontro contou com apresentação dos dois paises, atrações culturais e degustação de comidas típicas dos destinos. O evento reuniu cerca de 150 convidados entre operadores, jornalistas e formadores de opinião dos mercados brasileiro e alemão, além de companhias aéreas e as secretarias de turismo dos estados brasileiros que estão presentes no estande do Brasil durante a WTM, em Londres.
CARTA DE INTENÇÕES
Num segundo momento, dentro de prazo de seis meses, a carta de intenções dará lugar a um Memorando de Entendimento onde estarão de fato formalizadas todas as parcerias a serem realizas e seus objetivos. O encontro de ontem foi o primeiro de uma série de ações que serão desenvolvidas pelos dois países a curto, médio e longo prazo.