Secretários de turismo e cultura discutem alinhamento de ações

[Por MTur, 23/10/2012]
O secretário de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, recebeu nesta terça-feira (23.10) o secretário da Cultura da Paraíba, Chico César. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para alinhar e potencializar a transversalização dos dois setores e o seu impacto no mercado econômico. “Para que a cultura se desenvolva e se mantenha, é preciso que esteja ligada à sustentabilidade econômica”, afirmou Vinícius Lummertz.
O secretário e conhecido cantor paraibano Chico César afirmou que a cultura carece de um melhor planejamento e estruturação e não pode ser enxergada apenas como eventos imediatistas e pontuais. “Temos que pensar em ações de longo prazo que possam gerar benefícios mais duradouros”, defendeu.
Outra preocupação é quanto à preparação da Paraíba para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Ministério do Turismo calcula que o Brasil receberá 600 mil estrangeiros e que três milhões de brasileiros viajarão pelo país durante os jogos.
Segundo Vinícius Lummertz, como a Paraíba está localizada entre duas das doze cidades-sede (Ceará e Fortaleza), é preciso pensar em estratégias de receptividade. Além disso, em paralelo ao evento, Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, será palco de uma das mais tradicionais festas populares do Brasil, já conhecida como O Maior São João do Mundo. “Se não tivermos produtos culturais concretos não conseguiremos atrair e manter os turistas”, disse.
Nesse sentido, a Secretaria de Cultura da Paraíba, em conjunto com as demais secretarias estaduais, vai preparar um mapeamento cultural para dar início ao alinhamento das ações com o setor de turismo.
Integração de roteiros regionais
Ainda sobre a estruturação integrada de ações culturais e turísticas, Chico César recebeu o conjunto de orientações do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, composto por uma série de livros. Atualmente em fase de reestruturação, o programa, criado em 2004, tem como objetivo criar produtos unificados através de roteiros regionais facilitando a divulgação, agregando valor aos produtos e, principalmente, oportunizando roteiros diversos aos turistas.

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