Pesquisa aponta crescimento do mercado de congressos no Brasil

[Por ABEOC-SC, 25/10/2012]
O mercado de congressos no Brasil cresceu em relação ao ano de 2010. É o que revelou a segunda edição da pesquisa “O Mercado de Congressos no Brasil”, que levanta alguns dados do setor durante o ano de 2011. O estudo foi organizado pela Eventos Expo Editora e contou com o apoio do Instituto Prêmio Caio, Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); e teve o Patrocínio do Royal Palm Plaza Resort. Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 84 associações que congregam empresas e profissionais dos segmentos médicos, comercial, filantrópico, militar entre outros – que responderam um questionário de 70 perguntas. Segundo Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo, no ano de 2011 os congressos e eventos no país faturaram algo em torno de R$ 32 bilhões e tiveram um crescimento de 68% do mercado. “Os eventos representam 56% do faturamento das companhias aéreas e 56% do total do turismo brasileiro. Além disso, seu impacto econômico é enorme”, disse. Em 2011, o mercado de congressos teve um incremento de 57% e a estimativa para 2012 é de mais 78%. Das empresas pesquisadas, 75% delas são nacionais; 70% possuem um orçamento menor que R$ 500 mil; e 36% utilizam menos de R$ 100 mil para realização de eventos. Outro dado apontado na pesquisa foi que 35% das entidades realizam o seu próprio evento, sem a ajuda de uma agência ou organizadora especializada.