Fifa definirá sedes da Copa das Confederações no dia 8 de novembro

[Por Portal 2014, 18/10/2012]
A decisão final sobre o número de sedes da Copa das Confederações ocorrerá no dia 8 novembro. A data foi divulgada nesta quinta-feira (18) pela Fifa.
Segundo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que ontem (17) visitou o estádio do Beira-Rio, a decisão pertence à Fifa, ao governo brasileiro e ao Comitê Organizador da Copa (COL). Em entrevista coletiva, Valcke negou ter falado diretamente do caso do Recife. Na última terça-feira (16), o secretário-geral da Fifa disse que o Brasil ainda não dispõe de seis estádios para organizar o torneio-teste.
“A ideia inicial prevê a realização em seis estados. A decisão final será anunciada no inicio de novembro e, até a decisão, nós trabalhamos com os seis estados. A decisão cabe à Fifa. A evolução da Arena de Pernambuco aponta um esforço muito grande do governo de Pernambuco. É o estádio que evolui em ritmo mais acelerado. Mantendo esse ritmo, eles podem ter o estádio pronto antes da Copa das Confederações”, disse Aldo Rebelo em entrevista coletiva no Riocentro.
De acordo com o presidente da CBF, José Maria Marin, o governo pernambucano já definou uma data para o jogo de abertura. “Recebi uma carta dizendo que o jogo inaugural será feito dia 14 de abril. Ou seja, dois meses antes na Copa das Confederações”, afirmou.
Em maio deste ano, a Fifa divulgou a tabela do torneio-teste e incluiu a capital pernambucana. Além da cidade, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador foram confirmadas.
A participação de Recife e Salvador, porém, ainda dependiam do cumprimento do cronograma de obras.
Desde então, a Arena Pernambuco passou de 40% para 64% de conclusão. A Fonte Nova, por sua vez, avançou 14%, passando de 60% para 74%. O prazo para o término dos trabalhos é fevereiro de 2013, a quatro meses da Copa das Confederações.
Ingressos
Também será no dia 8 de novembro que a Fifa divulgará os valores dos ingressos para o torneio de 2013. As vendas serão iniciadas em 3 de dezembro.
O sorteio dos grupos da competição ocorrerá no dia 1º de dezembro, em São Paulo.