Facilitação do visto e conectividade aérea são prioridades para OMT

[Por Mercado e Eventos, 29/10/2012]
No 94º encontro Executivo do Conselho da OMT, Ministros do Turismo e representantes oficiais definiram o avanço de facilitação de vistos e promoveram o aumento da conectividade aérea como prioridades para a OMT, realizado em Campeche, México, entre os dias 24 e 25 de Outubro.
“O México tem feito avanços significativos na facilitação de vistos e isso traduziu-se em impactos muito positivos em termos de aumento de tráfego para o nosso país. Estamos aqui para compartilhar nossa experiência com outras nações como acreditamos que o crescimento de todos é benéfico para todos e cada um de nossos países “, disse a ministra do Turismo do México, Gloria Guevara, abrindo a sessão.
O Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai lembrou que, ter os líderes do G20 se comprometerem a trabalhar em iniciativas para facilitar viagens, durante a sua última reunião em Los Cabos, foi uma conquista, mas ressalta que os processos de vistos ainda são um obstáculo importante para o crescimento do setor de Turismo. “Graças aos nossos esforços conjuntos, a questão da facilitação de vistos foi colocado firmemente sobre a mesa. Mas ainda há muito a ser feito para tornar o nosso objetivo de eliminar as barreiras desnecessárias às viagens uma realidade”, disse.
Os membros do Conselho concordaram que a conectividade é também um obstáculo central para um crescimento forte do Turismo. Outras questões na agenda incluem a protecção dos consumidores e organizadores de viagens, bem como o plano de trabalho para a implementação dos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), na área do Turismo.
A Sérvia foi eleita para realizar a 95ª sessão do Executivo da OMT Conselho, que será realizado entre os dias 28 e 29 maio de 2013.