Setur-DF e CET/UnB realizam pesquisa de satisfação de turistas

[Por Hotelier News, 06/09/2012]
Desde o último dia 1, as equipes da Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal) e do CET/UnB (Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília) estão entrevistando turistas da cidade de Brasília para uma pesquisa de satisfação, verificando as opiniões dos visitantes em relação à infraestrutura, hotelaria, gastronomia, recepção, atrativos e transporte.
O trabalho, realizado em pontos estratégicos da capital brasileira, é uma das etapas previstas pelo Observatório do Turismo, instrumento de pesquisas e monitoramento do setor. Cada item avaliado recebe nota que varia entre 1 e 5 pontos de acordo com a satisfação do turista. Este ainda fornece informações sobre seu perfil, como idade, grau de escolaridade, renda familiar, estado civil e outros.
“Todos esses resultados servirão como base para nortear as ações do setor, seja ele no âmbito privado ou público. Conhecendo nosso turista e sabendo o que ele espera do destino, somos capazes de oferecer um serviço personalizado. Para os empreendedores, os dados revelam critérios importantes na hora de investir na cidade”, explica o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
A primeira etapa de entrevistas acontece até o próximo dia 10, e a segunda, entre 20 e 29 de outubro. Após este prazo, os dados serão analisados e a previsão é de que os resultados sejam consolidados entre novembro e dezembro deste ano.
A parceria entre a Universidade de Brasília e a Secretaria de Turismo tem o prazo de um ano. Até o fim, estão previstos estudos econômicos, análise macro ambiental, pesquisa de qualificação e outras ações.