Seminário no Maranhão discute novos produtos culturais

[Por MTur, 24/09/2012]
Na última semana, o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, representou a pasta no I Seminário Patrimônio Cultural e Cidades Criativas: interfaces com o desenvolvimento local e integrado. O encontro aconteceu em São Luís, Maranhão, no auditório setorial do centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do estado (UFMA).
O objetivo do seminário foi discutir as relações entre revitalização urbana e patrimônio cultural no contexto das indústrias criativas, no sentido de criar novas estratégias para a formatação de produtos culturais para o turismo nacional, com foco na sustentabilidade.
Jair Galvão ministrou palestra com o tema Gestão da Qualidade e Planejamento de Destinos Turísticos. Para ele, houve um grande intercâmbio entre acadêmicos, estudantes e parceiros do setor. “O seminário foi uma grande oportunidade para falarmos do Programa de Regionalização do MTur, da segmentação do turismo nacional, da classificação dos meios de hospedagem e também sobre o selo de qualidade”, afirmou Galvão. “Existe uma grande expectativa em relação ao trabalho da pasta e, durante a apresentação, os participantes perceberam que a atual gestão do MTur está atuando de maneira positiva em busca do crescimento do setor”, concluiu.
O evento aconteceu no período em que a cidade de São Luís comemora 400 anos e o curso de Turismo da UFMA completa 25 anos. As contribuições do curso para o turismo da região foram destacadas durante o seminário, a partir de projetos de pesquisa e de extensão. Já foram formados mais de 400 alunos desde a criação do curso – atualmente, há 325 matriculados.