Secretário de Políticas do MTur toma posse em Brasília

[Por MTur, 19/09/2012]
Consolidar e fortalecer os destinos turísticos nacionais no contexto da preparação do país para os grandes eventos é uma das tarefas do novo secretário Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur) do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz. Ele assumiu o cargo esta tarde, em cerimônia presidida pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e com a presença do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, e do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.
“Temos grandes desafios pela frente nesse cenário em que o Brasil vai sediar grandes eventos e que o turismo assume lugar de destaque na economia nacional”, disse o catarinense Lummertz em seu discurso de posse. Ele lembrou o objetivo do MTur de colocar o Brasil entre as maiores potências turísticas do mundo e disse que trabalhará afinado com os demais entes públicos e com a iniciativa privada.
O ministro Gastão Vieira pediu pressa ao secretário na formulação e na continuidade de projetos voltados para o fortalecimento da atividade. Disse que o primeiro grande desafio a ser enfrentado pelo ministério é a Copa das Confederações em 2013. O ministro defendeu ainda a participação do MTur em grandes projetos nacionais como o de concessões de rodovias e ferrovias e de implantação de aeroportos regionais. “Você vai nos dizer como vamos participar desses processos?”, disse, dirigindo-se ao novo secretário.
“O Vinicius se projetou pela capacidade intelectual e técnica e pela competência”, disse o vice-governador Eduardo Moreira, referindo-se ao currículo e à trajetória profissional e política do secretário, que exerceu vários cargos no governo de Santa Catarina. Ele elogiou a escolha do ministro Gastão Vieira e disse que “o turismo brasileiro receberá uma grande contribuição”.
A cerimônia de posse foi realizada na sede de Ministério do Turismo e contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Turismo, parlamentares, jornalistas e servidores do MTur.
Perfil – Vinicius Lummertz é bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris. Possui especialização em vários cursos, entre eles de Política, Governo e Economia, no D’Overbroeck’s, em Oxford (Inglaterra); de Pós-Graduação na Kennedy School, da Harvard University (EUA) e no IMD de Lausanne (Suíça); e de MBA-Executivo, na Amana Key, em São Paulo.
Secretário de Turismo da Prefeitura de Florianópolis (SC) desde julho de 2011, foi fundador da Federação Catarinense de Micro e Pequenas Empresas, secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e diretor técnico do Sebrae Nacional, entre outros.