Relatório aponta gargalos do turismo de Pernambuco

[Por Hostelier News, 05/09/2012]
A CET-PE (Câmara Empresarial de Turismo de Pernambuco) e o Sebrae pernambucano encomendaram um estudo apontando as necessidades para que o turismo local esteja preparado para receber os visitantes no mundial de futebol de 2014. A ideia é que o material ajude a desenhar novas políticas para o turismo local.
Realizado pela Mega Consultores e Associados, o dossiê enumera uma lista dos principais gargalos do setor, do ponto de vista dos empresários pernambucanos. Destacam-se deficiências em infraestrutura e tecnologia, como também na prestação de serviço, na postura cultural dos profissionais e no marketing realizado do destino.
“Esse diagnóstico que levantamos foi de extrema relevância para identificarmos o que precisa ser ajustado para que o estado esteja de fato qualificado para bem receber um visitante”, assegura José Otávio de Meira Lins, coordenador da CET-PE.
“É importante destacar que este relatório pode funcionar como um guia para os gestores do turismo planejarem ações que preencham as lacunas encontradas, especialmente agora, já que estamos a menos de um ano da Copa das Confederações no Brasil”, complementa Meira Lins.
Todos os itens relatados são classificadas como problema ou facilidade, sendo a facilidade vista como oportunidade de negócio para a região. “A inexistência de uma Central de Compras é vista como uma facilidade, já a pouca utilização de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) enxergamos como um problema”, destaca o executivo.