Quais são realmente os custos envolvidos com a participação em feiras

[Por Business Travel, 19/09/2012]
Nos Estados Unidos, as companhias gastam mais de US$ 24 bilhões anualmente participando de exposições, de acordo com dados do conhecido estudo “Como são gastos os dólares com exposições” do CEIR – Center for Exhibition Industry Research. O último estudo desse tipo, realizado em 2007, mostra como e onde o expositor aloca seus gastos ao participar de uma feira ou exposição, que não se resumem ao custo do estande, mas envolvem outros gastos como serviços para expositores, esforços promocionais, viagens, etc.
“Os dados neste relatório são um recurso muito necessário para que as companhias expositoras possam planejar e orçar o custo de suas participações em eventos”, disse Doug Ducate, presidente e CEO do CEIR. “Também constitui um guia para organizadores e fornecedores de serviços, dos vários e diferentes centros de custos que compreendem o custo total de uma exposição”.
Para cada dólar gasto por expositores em feiras, o CEIR concluiu que apenas 36% do total é destinado ao custo do espaço de exposição (estande). O restante dos dólares vai para:
· Serviços para a feira = 17%;
· Viagens e representação = 14%;
· Projeto do estande, inclusive gráficos = 11%;
· Remessa de material = 10%;
· Promoção = 6%;
· Condução e mensuração do evento = 4%;
· Equipe do estande e treinamento = 1%;
· Outros gastos = 1%.
Portanto, o estudo do CEIR conclui que um expositor que reserve US$ 40.000 para o estande, gastará US$ 71.000 adicionais em outros itens para participar de uma feira. Para mais informações visite www.ceir.org.