Internautas fazem 'abaixo-assinado virtual' para mudar nome da mascote da Copa

[Por Paraíba, 23/09/2012]
Definitivamente, Amijubi, Fuleco e Zuzeco não foram nomes que agradaram os brasileiros. Os possíveis nomes para a mascote da Copa do Mundo de 2014 tem causado um grande desconforto na população, tanto é que a jornalista Elis Monteiro iniciou uma petição na internet para pedir ao Comitê Organizador Local (COL) abra a enquete oficial para novas sugestões.
Solicitamos ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (no Brasil) que seja mais democrático e inclua, entre as opções dos três nomes sugeridos, um outro campo para que as pessoas possam sugerir outros nomes e visualizar os cinco nomes sugeridos mais populares, pede a petição.
Neste momento, o abaixo-assinado virtual já conta com 361 assinaturas. A intenção dos organizadores é que essa marca passe a casa das 500 pessoas.
Mas, o tempo está contra os organizadores do protesto. Afinal, a enquete oficial que escolhe entre os três nomes foi iniciada no domingo (16) e será encerrada em novembro.
Votação decidirá nome do mascote da Copa
Amijubi, Fuleco ou Zuzeco são as opções da Fifa para o tatu-bola do Mundial de 2014. Eleição será pela internet A Fifa anunciou neste domingo os três nomes finalistas para batizar o tatu-bola que será amascote da Copa de 2014. Amijubi, Fuleco ou Zuzeco foram os nomes selecionados. A decisão será através do voto popular, no site da Fifa . Mesmo sem ter nome, a mascote já passou pelo território
Mascote da Copa de 2014 faz aparição pública no Rio
Ainda sem nome, tatu bola esteve em comunidade carioca Ainda sem nome definido, o mascote daCopa do Mundo de 2014 fez sua primeira aparição pública, nesta segunda-feira. O tatu-bola, que será batizado após enquete que reúne os nomes Amijubi, Fuleco ou Zuzeco foi apresentado em evento no Morro dos Macacos, Zona Norte do Rio de Janeiro. No evento, a Coca Cola, uma das patrocinadoras do Mundial.
O link para você que também não gostou destes nomes, e que queira assinar a petição, é este aqui; o abaixo-assinado tem mais de 20 mil assinaturas, que será entregue ao Comitê Organizador da Copa antes da divulgação do resultado de qual o nome definitivo da mascote pela Fifa, no dia 25 de novembro. O objetivo é fazer com quê uma quarta opção seja disponibilizada e decidida pelo público.
Amijubi, Fuleco ou Zuzeco: nomes estão no site da FIFA para serem votados e decidir qual o nome do tatu-bola, mascote da Copa do Mundo 2014. (Créditos da Imagem: Site da FIFA)
Muitos dos que criticam as opções de nome (como a idealizadora da petição na internet, a jornalista Elis Monteiro), fazem uma pergunta interessante: por que não chamar a mascote simplesmente de ‘Tatu-bola”?
Os nomes (que estão disponíveis no site da FIFA para votação) têm significados de sua origem. São esses (segundo o site da Fifa):
Amijubi:
Amijubi é a união das palavras “amizade” e “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!
Fuleco:
Fuleco é a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
Zuzeco:
Zuzeco foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.