Evento promove ciência e tecnologia

[Por Sebrae, 28/09/2012]
Elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico, através de debates e da difusão de conhecimento. Esta é a proposta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para a realização, entre os dias 17 e 19 de outubro, da II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (Reconcitec), uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Com o apoio do Sebrae na Bahia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o evento reunirá estudantes, professores e pesquisadores em uma programação com temas como Energias Renováveis, Educação, Tecnologia e Sociedade.
As palestras e apresentações dos trabalhos serão realizadas em diversos campi da UFRB. A abertura oficial acontecerá em Cruz das Almas, no dia 17 de outubro. Nos dias seguintes, serão realizados minicursos, palestras, exposições científicas e tecnológicas em Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
Segundo o gestor da Regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a instituição aplicará quatro cursos, além de fornecer informações e atendimento para os empresários ou a quem pretende abrir um negócio. “A participação da instituição é essencial para fomentar o empreendedorismo e a inovação para um público com grande potencial”, acrescenta.
As inscrições para a Reconcitec podem ser feitas até o dia 4 de outubro. Para quem quer participar de um dos 87 minicursos oferecidos, basta acessar o site www.ufrb.edu.br/reconcitec/, conferir as informações, programação e realizar sua inscrição.
Ações no Baixo Sul
Outra iniciativa do Sebrae na Bahia durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na região do Baixo Sul são as duas oficinas no município de Taperoá para os produtores de guaraná. A primeira será Gestão de Resíduos, das 08h às 10h. Em seguida, começará a aula sobre Alimentos Seguros. No período da tarde, mais duas oficinas acontecem voltadas para o segmento de artesanato, desta vez em Nilo Peçanha: das 14h às 16h, Design – Identidade Visual, e das 16h às 18h, Desenvolvimento de Novos Produtos.