Riocentro recebe o maior encontro da cadeia nacional de abastecimento: ABAD 2012 RIO

[Por GL events Brasil, 04/08/2012]
O Riocentro vai receber entre os dias 6 e 9 de agosto o maior encontro do seguimento atacadista distribuidor na América Latina, a ABAD 2012 RIO – 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brasil International Expo. Depois de 13 anos fora do Rio de Janeiro, a GL events Brasil, empresa que faz a gestão do Riocentro, ajudou a trazer o evento de volta à cidade, onde deve gerar R$ 15 milhões em negócios e atrair mais de 33 mil visitantes.
“Pela sua estrutura versátil e infraestrutura de padrão internacional, o Riocentro atrai os maiores eventos do Brasil e da América Latina. Estamos felizes por contribuir com o turismo de negócios no Rio de Janeiro”, afirma Milena Palumbo, diretora-geral do Riocentro.
A abertura da ABAD 2012 RIO, no dia 6 de agosto, contará com a presença do sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que dará palestra sobre “O Futuro do Brasil”. O encontro é uma realização conjunta da ABAD, ADERJ (Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro) e ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A feira vai reunir 200 fornecedores de produtos, serviços e equipamentos em 30 mil metros quadrados do Riocentro. A Sweet Brasil, mostra que traz os produtos das indústrias brasileiras de chocolate, balas e amendoim, filiadas à ABICAB, tem espaço de destaque. Serão cerca de 120 lançamentos de 18 empresas do segmento.
A ABAD ampliou as parcerias com a indústria e, neste ano, também marcam presença no evento a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
O segmento atacadista distribuidor cresceu 2,2% (8,8% nominais) em 2011 sobre 2010 e atingiu faturamento total de R$ 164,5 bilhões. Os agentes de distribuição responderam por 51,8% da movimentação em um mercado de consumo que representou uma receita de R$ 317,6 bilhões no ano passado.
Outras informações sobre a ABAD 2012 RIO – 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brasil International Expo estão disponíveis no site www.abad.com.br ou www.abad2012rio.com.br.
Riocentro
Sob a gestão da GL events Brasil, o Riocentro é considerado o melhor Centro de Convenções da America Latina pelo World Travel Awards. Com 571 mil metros quadrados, estacionamento para 7 mil veículos e cinco pavilhões, o Riocentro conta com uma estrutura modular adaptável a eventos de diferentes tamanhos.
Desde 2006 com uma gestão profissional e de padrão internacional o crescimento do Riocentro se revela em números nos últimos anos: Em 2011, o centro de convenções registrou o maior número de eventos e público dos seus 34 anos de existência. Cerca de 1,8 milhão (1,30 milhão em 2010) de pessoas passaram por 70 feiras, conferências, shows e encontros corporativos nacionais e internacionais. Um crescimento de 11% no número de eventos e mais de 30% no de visitantes.
O Riocentro se transformou em uma espécie de símbolo do bom momento do Rio de Janeiro na atração de novos investimentos. Em 2012, foi escolhido para sediar a Rio + 20. Em 2014 vai sediar o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 e o Comitê Organizador Local (COL) da FIFA.
O sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi exaltado pelo Secretário-Geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, ao afirmar que o centro de convenções foi o melhor local de reuniões da ONU em que ele esteve nos últimos anos. O Riocentro mostrou as práticas sustentáveis que já vem desenvolvendo, como o uso de copos 100% biodegradáveis, carpetes feitos a base de garrafas PET, reciclagem de 100% dos resíduos produzidos durante o evento e estímulo ao acesso eletrônico à informação, reduzindo o uso de papel. Todos os pavilhões também garantiram a acessibilidade aos participantes, com infraestrutura, como rampas e sinalização de acesso.
No fim de 2013 o Riocentro vai ganhar um Hotel de 300 quartos, com bandeira Mercure, e vai ficar ainda mais completo.
GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo – a GL events, com sede em Lyon e faturamento de € 783 milhões. Atualmente, a GL events Brasil tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui outras cinco operações no País: a Fagga │ GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Veredas, agência de eventos desenvolvida para ser o braço-direito das áreas de marketing dos clientes, com presença desde a concepção à realização dos eventos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; a GL events Services, que atua na gestão de projetos de infraestruturas temporárias (design, locação, instalação e manutenção) e serviços para grandes eventos; a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza no país (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques). A GL events é também responsável pela gestão do Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina; e da HSBC Arena, único espaço multiuso de padrão internacional do País.
Com plano de investimentos no Brasil da ordem de R$ 160 milhões até 2016 – R$ 60 milhões a mais que nos primeiros cinco anos de atividade no Brasil (2006 – 2011) -, em especial no Rio de Janeiro, a GL events Brasil foi a fornecedora oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. O Riocentro sediou a Conferência da ONU, e a HSBC Arena recebeu os debates da sociedade civil durante o evento. A empresa oficial de Alimentos e Bebidas da Rio+20 foi a Top Gourmet, e a GL Services integrou o consórcio responsável pela montagem das estruturas do evento no Riocentro.
Com as novas duas subsidiárias – Veredas e GL events Services – e a construção do Hotel Mercure Riocentro, previsto para ser inaugurado em dezembro de 2013, o grupo GL events Brasil torna-se o único da América Latina a atuar em toda a cadeia produtiva do segmento de eventos, da administração de espaços, concepção e realização de eventos, fornecimento de estruturas e serviços de catering até hospedagem.
Think Green
A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo dos eventos realizados pela GL events no Brasil e no mundo. Destaca-se a Estação de Tratamento de Água e Esgoto do Riocentro e o sistema de reuso de águas pluviais da HSBC Arena. E nas feiras organizadas pela Fagga l GL exhibitions, o carpete é 100% reciclado, feito a base de garrafas PET.