Oktoberfest em São Paulo espera 100 mil visitantes

[Por Panrotas, 08/08/2012]
A cidade de São Paulo terá, entre os dias 23 e 25 de novembro, sua primeira edição da Oktoberfest, tradicional festa de Munique, na Alemanha. O evento será realizado nos pavilhões norte e sul do Anhembi e a expectativa dos organizadores é receber 100 mil visitantes nos três dias.
A diretora de Operações da Tedesco Comunicação, Madelon Tedesco, está a frente do projeto desde 2010 e explicou por que o evento será realizado no final de novembro. “A ideia é que realizemos a festa após todas as outras colônias alemãs do País. Queremos que elas também participem, como a de Blumenau (SC) e de Santa Cruz do Sul (RS).”
Madelon disse que, como a data da Oktoberfest de São Paulo é próxima à da realização da etapa da Fórmula 1 – também em São Paulo –, a Tam Viagens fornecerá pacotes que incluem ingressos para os dois eventos.
Além da Tam Viagens, apoiam a iniciativa a SP Turis, a Ambev e a Prefeitura de Blumenau, que realiza a maior Oktoberfest do País. O presidente do Parque Vila Germânica, local onde é realizado o evento em Blumenau, Norberto Mette, realiza um trabalho de consultor para a Tedesco e acredita que o evento tem tudo para dar certo. “Está tudo muito bem organizado e divulgado. O diferencial desta festa é a divulgação da cultura alemã e temos de tomar cuidado para não cair no senso-comum e começar a tocar música sertaneja, por exemplo.” Ele lembra que 2013 será o “Ano da Alemanha no Brasil” e disse que o evento veio em um bom momento.
A festa em Blumenau recebeu cerca de 750 mil pessoas, sendo que 400 mil vieram de São Paulo. Em Munique, por exemplo, o evento recebe cerca de seis milhões de pessoas. A diretora da representação do turismo alemão no Brasil, Margaret Grantham, acredita esta será uma oportunidade de que os paulistanos conheçam um pouco mais sobre a cultura alemã. “Esta Oktoberfest em São Paulo pode ser um aperitivo para que este público tenha vontade de ir à festa que realizamos na Alemanha.”
Ao todo, o evento terá a apresentação de 13 bandas e seis DJs, quatro praças de alimentação, camarotes que comportam entre 20 e 120 pessoas, pista de dança e outras atrações, que ocupam mais de 25 mil metros quadrados. A Tedesco pretende trabalhar com aproximadamente cinco mil pessoas, que atuarão no staff e segurança do evento.