Evento religioso que trará 400 mil turistas ao País foi tema do Fornatur

[Por Hotelier News, 23/08/2012]
Ocorreu ontem (22) na capital federal a reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo), que é presidido pelo secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. A Jornada Mundial da Juventude Católica foi um dos assuntos colocados em pauta pelo convidado do encontro, o padre Valdeir Goulart, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo o sacerdote, a expectativa é que 400 mil turistas estrangeiros venham ao País para participar da Jornada.
O representante da CNBB apresentou aos secretários o planejamento, sob o ponto de vista do turismo, para o evento que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho de 2013. ”O evento será no Rio de Janeiro, mas vai mobilizar 276 dioceses em todo o País. A Arquidiocese de Salvador, por exemplo, receberá 30 mil estrangeiros nas semanas que antecedem a jornada”, afirma o padre.
Goulart ainda informou que o Brasil receberá 1,8 mil voos charters devido ao evento. A presidente da Agência Oficial de Turismo do Tocantins, Nazareth Martins, disse que o seu Estado deve hospedar 5 mil visitantes da jornada. Para suprir o deficit de leitos da capital Palmas, será desenvolvido um programa de hospedagem cama e café.
Salões regionais de turismo
Outro tema da reunião foi os salões regionais de turismo. Os secretários aprovaram, em consenso, que vão solicitar através do Fornatur que o Ministério do Turismo e o Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apóiem financeiramente os salões estaduais. “Isso ajuda a fortalecer a tese do Ministério em realizar salões nacionais a cada dois anos”, avalia Ronald Ázaro, vice-presidente do Fórum e secretário de Turismo do Rio de Janeiro.