Embratur aposta no turismo de culinária e cultura

[Por Mercado e Eventos, 24/08/2012]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) levará 12 jornalistas estrangeiros, da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Argentina, Chile, Peru e Estados Unidos, para conhecer a 15° edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG). A iniciativa faz parte da aposta da Embratur em estimular turismo pela culinária e cultura. “O festival é uma excelente oportunidade de mostrarmos o potencial turístico de Minas e apresentar a esses estrangeiros a riqueza da cultura e da gastronomia brasileira”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. O evento conta com a participação de chefs renomados nos cenários nacional e internacional, cursos e oficinas, degustações, exposições, shows e performances artísticas.
Uma pesquisa recente da Embratur, nos EUA, mostrou que um em cada três norte-americanos reconhece a música Garota de Ipanema como uma canção brasileira. E cerca de um em cada cinco moradores dos Estados Unidos reconhecem ícones da nossa gastronomia: caipirinha (com 21% de reconhecimento) e feijoada (20%).
Já os dados da última pesquisa feita com turistas estrangeiros que visitaram Brasil em 2010 mostram que um dos itens mais bem avaliados foi a gastronomia brasileira, com 96% de aprovação, além dos nossos restaurantes que teve aprovação de 95%.
Nessa linha, após Tiradentes, os norte-americanos serão levados a Brumadinho próximo a Belo Horizonte, conhecer o Instituto Inhotim, um dos principais acervos ao ar livre de arte contemporânea do mundo. Os sul-americanos também passarão por Belo Horizonte para visitar os ateliês de arte da cidade e participarem da aula “Essência mineira”, com a chef Mônica Rangel. Os europeus, além de Belo Horizonte passarão ainda por São Paulo onde farão city tour no Centro velho e Centro Novo, Terraço Itália, Higienópolis, Pacaembu, Avenida Paulista, Mercado Municipal e Vila Madalena. Os visitantes estarão no Brasil do período de 29 de agosto a 06 de setembro.
Madrid Fusión 2013 – O Brasil e o estado de Minas Gerais são os homenageados da próxima edição do Madrid Fusion, em janeiro de 2013, um dos principais congressos internacionais de gastronomia. Para tratar da cooperação entre o governo mineiro e o governo federal, houve reunião, esta semana, entre o secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, e o assessor da Presidência da Embratur André Vilaron, responsável pela promoção do turismo cultural. Também acompanhou a reunião o produtor cultural Rodrigo Ferraz, organizador do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes para tratar de ação conjunta de divulgação da diversidade gastronômica de Minas Gerais.
Na reunião, o secretário mostrou um programa de valorização internacional da gastronomia mineira que foi elaborado pelo governo do estado. “Além de vir nos apresentar o potencial de Minas neste segmento, o secretário também propôs uma ação, em parceria com a Embratur, para ser realizada no Festival de Gastronomia Madrid Fusión, em janeiro de 2013”, disse Vilaron.