Cursos in company são alternativa para aumentar qualificação no turismo

[Por CNC, 31/07/2012]
A realização de cursos in company nas empresas que atuam no turismo é uma saída é um desafio para aumentar o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho.
A opinião é de Alexandre Sampaio, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS). “Esta é uma grande saída e um grade desafio desafio ao mesmo tempo”, afirma.
Sampaio diz que a FNHRBS irá incentivar entre seus sindicatos a uma grande mobilização para encontrar espaços oferecidos gratuitamente no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o apoio do Ministério do Turismo, visando criar clusters (centros de atuação conjunta) de aperfeiçoamento de mão de obra, principalmente para aulas de inglês. “Vários sindicatos de hotéis, bares e restaurantes, em alguns locais do Brasil, já fazem um trabalho diferenciado oferecendo formação profissional rápida e com muita qualidade, colocando a disposição de seus associados contingente de profissionais preparados para a realidade de mercado”, disse.
A importância da parceria e interlocução próxima de várias entidades sindicais, como as unidades estaduais do Senacs, na organização de modelos customizados para atender a hotelaria e a gastronomia, é outro ponto destacado por Alexandre Sampaio para que o mercado e trabalho possa contar com mais mão de obra qualificada.