Catarinenses expõem em feira nacional do setor

[Por Sebrae, 17/08/2012]
A construção de novos hotéis para atender aos turistas que vêm ao país para a Copa do Mundo FIFA 2014 aumentará a demanda por mobiliário. As empresas catarinenses do setor se movimentam para garantir uma fatia deste mercado. Uma missão organizada pelo Sebrae em Santa Catarina leva empresários para a Expo Rio Móbile 2012, feira do setor na capital fluminense. Até sábado (18), três empresas do Polo Moveleiro do Planalto Norte Catarinense expõem seus produtos em um espaço de 280m².
Segundo o analista técnico da instituição em Santa Catarina, Donizete Böger, a Expo Rio Móbile é um evento estratégico. “O principal público da feira é empresarial, compradores da rede hoteleira. Por isso, podemos fechar bons negócios”, explica. As micro e pequenas empresas (MPE) fazem parte do projeto Internacionalização do Setor de Móveis de Santa Catarina, desenvolvido pela instituição em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção e Modiliário (Sindusmobil) e o Sebrae Nacional.
Com ações de capacitação, consultoria e acesso a mercado o polo estimula o desenvolvimento das empresas moveleiras no Planalto Norte Catarinense. Com foco na internacionalização das cerca de 40 empresas participantes, a iniciativa fomenta a preparação para exportação e orienta sobre as alternativas de comércio exterior.
Em setembro, nove empresários catarinenses visitarão, a Furniture Fair, em Xangai, na China, para conhecer as novas tecnologias, vantagens e desvantagens competitivas das empresas catarinenses e mapear instituições empresariais e tecnológicas para futuros acordos de cooperação. “O movimento de internacionalização é inevitável e afeta as MPE catarinenses por envolver todo sistema econômico. Como resposta, é necessário conhecer o público consumidor, as tendências de mercado, as novas tecnologias e buscar novas oportunidades de negócios”, ressalta a coordenadora estadual do projeto, Denise Stuart da Silva.