Anita Pires defende interesses do setor de eventos em Brasília

Representando a Associação Brasileia de Empresas de Eventos – ABEOC e o Fórum Setor de Eventos – ForEventos, a presidente da ABEOC, Anita Pires, participou de encontro com o Ministro do Turismo e de reunião do Conselho Nacional do Turismo – CNT, em Brasília, na terça-feira (21/08), em Brasília. O destaque das discussões foi a retomada das Câmaras Temáticas do CNT, que estavam há dois anos sem atuação, e o encaminhamento dos interesses do setor de eventos ao Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que enalteceu o fato do setor ter elaborado conjuntamente suas demandas, através do ForEventos, composto por 12 entidades (veja abaixo a Carta de Campinas).

Também em Brasília, no dia 20/08, Anita se reuniu com Ítalo Oliveira Mendes, novo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo para tratar de projetos específicos como fiscalização do Cadastur e o Selo ABEOC de Qualidade.
“As câmaras temáticas são um orgão de assessoramento ao ministro. Devem se constituir como um espaço de articulação das entidades e de formatação de políticas públicas para serem apresentadas ao Ministério”, analisa Anita. A ABEOC optou pela participacao em duas Câmaras, de Legislação e de Qualificação, “pois são nestes segmentos onde estão os grandes gargalos do setor de eventos”, acrescenta.
Segundo Anita, foi colocado para o Mintur a importância do Ministro e sua equipe não só escutarem as recomendações do Conselho, mas terem sempre um canal de comunicação aberto e um compromisso com os encaminhamentos feitos pelas Câmaras do CNT. O Ministro apresentou sua equipe e ressaltou que a hora é de se pensar na implantação de políticas permanentes, em um planejamento que possa unir a iniciativa pública e a privada.
“Cumprimentamos o ministro por esta iniciativa. Nós do setor privado temos que fazer o dever de casa, participar efetivamente para chegar ao ministério com bandeiras claras de políticas e objetivos que atinjam todo o setor”, afirma Anita.
A decisão de reativar as Câmaras Temáticas foi unânime, bem como rever a metodologia de funcionamento, dando mais dinâmica e buscando resultados efetivos. Um grupo de trabalho foi criado para fazer uma minuta de regimento interno e um estudo com um levantamento das manifestações das 32 reuniões do CNT. Este documento será apresentado em reunião futura.
CADASTUR
O diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes (foto ao lado), assumiu o compromisso em encontro com Anita Pires de pessoalmente receber as demandas relacionadas com licitações públicas realizadas sem exigência do Cadastur. A ABEOC tem um canal em seu site – www.abeoc.org.br/cadastur – para receber denúncias e vai enviar as contribuições recebidas de todo o Brasil diretamente para o Diretor.
Mendes também ficou de divulgar a importância do Cadastur em eventos nos Estados e enviar ofício ao setor público informando da obrigação do Cadastur para empresas participarem de licitação que preveja a contratação de serviços de organização de eventos.
Neste encontro a ABEOC recebeu convite e vai participar de Grupo de Trabalho do Mintur sobre legislação que afeta o setor de turismo.

Carta de Campinas

Faça o download clicando aqui ou veja abaixo a íntegra da Carta de Campinas, com as reivindicações do ForEventos para o Ministério de Turismo:
[pdf issuu_pdf_id=”120524173851-dc0a6a146c324bd59186e1c75dcefc27″ layout=”1″ width=”600″ height=”480″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]