Turismo de Porto Alegre apresenta desempenho no ano

A segunda edição do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre (Bemtur) será apresentada nesta terça-feira, 3, ao trade do setor e à imprensa, pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). O informativo contém dados organizados e análises do desempenho do setor no primeiro quadrimestre de 2012, em relação a itens como arrecadação de tributos municipais, ocupação hoteleira e eventos, fluxo no Aeroporto Internacional Salgado Filho e na Estação Rodoviária e atendimentos nos Centros de Informação Turística (CITs). A apresentação ocorrerá às 9h30, no auditório da SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa).
O Bemtur é produzido pela SMTUR a partir de informações fornecidas pela Secretaria Municipal da Fazenda, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), a Infraero, a empresa Veppo, concessionária da Estação Rodoviária, os Centros de Informação Turística e o city tour Linha Turismo, quanto ao fluxo de passageiros. A primeira edição, com dados consolidados de 2011, foi lançada em março deste ano.
Com duas edições quadrimestrais e uma de fechamento de cada ano, o informativo reúne e sistematiza o conjunto de dados e informações levantados pelas entidades em várias pesquisas, mas divulgadas de modo disperso. O Boletim Estatístico foi concebido pela SMTUR para atender a necessidade de monitoramento do setor e de criação de um sistema de indicadores das atividades turísticas na cidade. A proposta também é criar uma ferramenta de apoio para ações de planejamento e de qualificação do Turismo na Capital.

[Por Secretaria de Turismo de Porto Alegre]