Rio+ 20: 97% dos visitantes pretendem voltar

[Por Mercado e Eventos, 03/07/2012]
Nesta terça-feira, dia 03, Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresentou em Brasília (DF) os principais resultados da “Pesquisa de Percepção do Brasil por Estrangeiros Durante a Rio+20”. O estudo foi realizado, sob encomenda da Embratur, pela FSB Pesquisa, durante Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, entre os dias 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
“Os resultados da pesquisa mostram que as belezas naturais, a personalidade do brasileiro e a hospitalidade são as características nacionais mais marcantes para os participantes do evento. Sobre os serviços e infraestrutura turística apresentados pelo país, 81% dos visitantes estrangeiros disseram acreditar que o país já está ou estará preparado para sediar os megaeventos programados para acontecer nos próximos anos”, afirmou.
Quando perguntados sobre a visita ao país, 68% disseram que a experiência correspondeu ou superou as expectativas. Dos entrevistados, 59% ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita. E quando perguntados sobre o interesse de retornar, 97% responderam que pretendem voltar.
Os itens avaliados negativamente são preços, dificuldades com a língua e o trânsito, tendo este último atingido a pior avaliação: 81% julgaram como ruim ou muito ruim. A sinalização também merece atenção, já que apenas 41% avaliaram entre bom e muito bom e 31% como regular.
Para Flávio Dino, presidente da Embratur, a pesquisa mostra que o trabalho de preparação para os megaeventos está no caminho correto e aponta alguns itens em que é necessário reforçar as ações. “Neste momento, é importante ter instrumentos que avaliem o trabalho realizado até hoje e qual direção devemos tomar para atender cada vez melhor o turista. O Brasil tem uma agenda positiva pela frente, que inclui a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, e a imagem do país que ficará após esses eventos será um de nossos principais legados para o mundo”,declarou .
Ao todo, foram entrevistadas 228 pessoas, entre delegados e jornalistas estrangeiros, de 42 países, entre aqueles de regiões com maior percentual de emissão de turistas para o Brasil, ou seja, América do Sul, América do Norte e Europa. A pesquisa buscou saber o que eles acharam dos atrativos e serviços turísticos oferecidos pelo país. O objetivo é definir quais os pontos fortes e quais os desafios que ainda restam para a organização dos próximos megaeventos.
PRINCIPAIS RESULTADOS
Dados gerais:
• Maioria fez sua primeira viagem ao País: 54% do total.
• Maioria já visitou o Brasil entre 2 e 5 vezes: 64% do total.
• Maioria ficou entre 4 e 10 dias no Brasil: 63% do total.
• Rio+20 serviu para que turistas conhecessem outras cidades brasileiras: um em cada cinco turistas aproveitou a viagem para ir a outro destino brasileiro.
• Além do Rio de Janeiro, São Paulo é a cidade mais conhecida: 201 entrevistados.
Estrutura do Brasil para megaeventos – Características de infraestrutura
• Limpeza pública tem boa avaliação: 62% avaliaram entre bom e muito bom.
• Segurança é muito bem avaliada: 72% avaliaram entre bom e muito bom.
• Táxis também têm boa avaliação: 63% avaliaram entre bom e muito bom.
• Telefonia/internet merecem atenção: 46% avaliaram entre bom e muito bom.
• Sinalização tem avaliação regular: 41% avaliaram entre bom e muito bom e 31% como regular
• Trânsito é ponto de pior avaliação: 81% avaliaram como ruim e muito ruim.
Características de estrutura de turismo
• Restaurantes são bem avaliados: 75% avaliaram entre bom e muito bom.
• Um em cada quatro participantes considerou hotéis regulares: 53% avaliaram entre bom e muito bom e 25% como regular.
• Galeão foi a principal porta de entrada: 84% dos entrevistados.
• 56% avaliaram como bom e 39% como regular o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (Galeão).
O Brasil como país anfitrião
• Belezas naturais, personalidade do brasileiro e hospitalidade são as características positivas do Brasil como destino turístico, na avaliação dos entrevistados.
• Como destino turístico, preços, dificuldades com a língua e infraestrutura inadequada para o turismo estão entre os itens menos positivos da imagem do Brasil.
• Considerando a expectativa que tinha com esta viagem ao Brasil, 68% disseram que superou ou correspondeu plenamente.
• A viagem melhorou a imagem do País para 59%.
• País é avaliado como preparado para receber os grandes eventos esportivos: 81% avaliaram como preparado ou que vai estar preparado.
• Grande maioria quer voltar ao país: 97% pretende visitar novamente o Brasil, deles, 54% para turismo e 57% para negócios.
Questões realizadas só com jornalistas:
• Metade já publicou matéria sobre o País.
• Informações sobre viagem têm fácil acesso: 58% disseram encontrar facilmente informações sobre o Brasil.