Fohb aponta que Plano Brasil Maior traz avanços para a hotelaria

[Por Hôtelier News, 20/07/2012]
O texto-base do Plano Brasil Maior – uma série de medidas de estímulo à economia, entre elas a desoneração da folha de pagamento para 15 setores da indústria, incluindo o turismo – foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados. A iniciativa deverá ser um ganho para o setor hoteleiro, acredita o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil)
Roberto Rotter, presidente da entidade, diz que o projeto, apesar de conter algumas ressalvas importantes, refletirá diretamente no aumento da competitividade e será fundamental para incrementar o fluxo turístico brasileiro.
“Há meses estávamos em contato com o governo federal em conjunto com outras associações como a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e Resorts Brasil discutindo pleitos comuns que visam, sobretudo, o desenvolvimento do setor como um todo para os próximos anos. A aprovação do texto-base, mesmo sem atender a todas as necessidades, indica um sinal positivo, pois o Poder Público está começando a pensar mais na hotelaria”, diz.
De acordo com o projeto, a contribuição patronal ao INSS, de 20%, será substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento dos hotéis. Com isto, alguns hotéis – principalmente os de categoria econômica e supereconômica – deixam de ser beneficiados. “São hotéis que possuem um modelo de negócio diferenciado e uma estrutura de serviços reduzida, e por conta disso, o impacto final não será positivo”, completa Rotter.
Os setores da economia formarão um grupo de trabalho para acompanhar o desenvolvimento do projeto, responsável por sugerir melhorias e aperfeiçoamentos para as próximas edições do programa e discutir as alternativas para a adequação da medida aos diferentes perfis de hotéis presentes no País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *