ABEOC enaltece objetivos do Festival Mundial da Paz

De 6 a 9 de setembro, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será o local de um evento global, multicultural, descentralizado e integrador. O III Festival Mundial da Paz é realizado por voluntários de todo o mundo que compartilham, gratuitamente, suas experiências e saberes em prol da cultura da paz. Ocorre a cada três anos visando à promoção, a partilha e a vivência de valores e experiência de cultura de paz entre diversos agentes, instituições e indivíduos dedicados ao desenvolvimento e difusão desta causa. A Associação Brasileira de Empresas de Eventos apoia o Festival por acreditar na importância de iniciativas que despertem a sociedade para novos modos de convívio social baseados na paz, preservação e sustentabilidade do planeta.
Em sua terceira edição pretende reunir cerca de 200.000 participantes e 5.000 voluntários. Contará com manifestações de paz em todas as nações do planeta e em várias cidades de todos os estados brasileiros. É gratuito e sem fins lucrativos.
O público-alvo do Festival é formado por voluntários de qualquer parte do planeta que desejem compartilhar gratuitamente suas experiências e saberes através de atividades lúdicas, científicas, filosóficas, práticas, curativas e artísticas. Adultos, jovens e crianças – sem qualquer distinção – de todas as comunidades onde os eventos do Festival acontecem, todos inspirados pelo chamado “Manifeste sua Paz”.
Programação
A programação das atividades contempla as Artes, a Ciência, a Filosofia e as Tradições começando por uma Caminhada da Chama da Paz pelo Brasil e por vários países de todos os continentes.
Abrange também danças circulares e jogos cooperativos; meditação e bênçãos (como reiki, deeksha etc.); conferências de palestrantes como Jean-Yves Leloup e Roberto Crema; workshops e world cafés com temas de desenvolvimento sustentável, biodiversidade, comunicação não violenta, justiça restaurativa, lideranças baseadas em valores humanos, saúde, etc.; oficinas e vivências integrativas com foco em valores humanos, bandeiras da paz, contação de histórias, etc. Também estão programados fóruns com os povos originários, encontros inter-religiosos, de entidades de valores humanos, de educação para a paz, etc.
Paralelamente, haverá tendas com Terapias integrativas tais como: naturologia, reflexologia, massagens corporais, energéticas, arterapia, etc, Feira de Quem Faz a Paz com projetos sociais transformadores de realidades; e apresentações teatrais, cinema e shows musicais, etc.
O III Festival Mundial da Paz tem por objetivos:

  • Cultivar a cultura de Paz
  • Integrar as redes de Cultura de Paz para fortalecimento do movimento.
  • Promover um evento multicultural e descentralizado, construído coletivamente que possibilite ao público alvo uma experiência concreta.
  • Proporcionar atividades que inspirem um despertar coletivo de consciência de paz no âmbito individual, social e ambiental.
  • Estimular manifestações de paz simultâneas em outras cidades do país e do mundo, visando à construção de uma teia global de consciência de paz.

Quem Faz
O III Festival Mundial da Paz é uma realização da Rede UNIPAZ com a cooperação de mais de duas centenas de entidades parceiras, tais como, organizações governamentais e não governamentais. Entidades de classe, grupos e congregações religiosas, segmento acadêmico, clubes e redes de serviços, entidades promotoras de cultura de paz, defesa de direitos humanos, ecologia e educação, entre outras.
Mais informações:Voluntariado
O Festival Mundial da Paz está aceitando inscrições de voluntários que desejem uma oportunidade de transformação. Segundo a organização do evento, “precisamos de muitos corações, diversos talentos e preciosas doações de tempo. Pessoas como você – uma combinação única de dons, habilidades, valores e sonhos”. Interessados podem se cadastrar no site www.festivalmundialdapaz.org.br.
Você também pode manifestar sua paz usando a imagem ao lado em seus e-mails, site, facebook… (com o lado direito do mouse, clique em “salvar imagem como”).
www.festivalmundialdapaz.org.br
www.facebook.com/IIIFESTPAZ
www.festpaz2012.blogspot.com.br
www.twitter.com/Festpaz2012