UBRAFE traz para São Paulo o Congresso Mundial da Indústria de Feiras

[Por Portal Eventos, 22/06/2012]
Hoje (22), Armando Campos Mello, presidente executivo da Ubrafe, anunciará durante o 11º Congresso UNIFIB – União de Feiras Ibero-Americanas, realizado na cidade do Porto, em Portugal, a escolha do Brasil para sediar o Congresso da UFI – Associação Global da Indústria de Exposições, em novembro de 2014, que reunirá os principais lideres mundiais da promoção comercial mundial.
O Congresso da UNIFIB, aberto na quinta-feira, 21 de junho, é o mais importante encontro ibero-americano do setor de feiras e eventos, e esta sendo promovido pela APFC – Associação Portuguesa de Feiras e Congressos, AFIDA – Associação Internacional de Feiras da América – e AFE – Associação de Feiras Espanholas.
Representada por seu presidente executivo, que também acumula o cargo de diretor da AFIDA, Armando Campos Mello, a UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras – foi convidada a participar da programação do evento.
Hoje Mello fará uma apresentação do Brasil, quando comunicará, aos participantes do Congresso UNIFIB, a oficialização da escolha do Brasil para sediar o Congresso da UFI – Associação Global da Indústria de Exposições, em novembro de 2014. Ainda sem data definida, o Congresso da UFI deve reunir os principais líderes mundiais do setor de promoção comercial para discutir questões ligadas ao desenvolvimento da indústria de feiras de negócios.
Hoje Armando Campos Mello ainda será o moderador do painel “O cenário do setor da indústria de feiras em Portugal, Espanha e América Latina”, que terá como debatedores o presidentes da APFC, Miguel Corais, AFE, José António Vicente e AFIDA, Andrés Lopez Valderrama. Confira a programação completa do 11º Congresso UNIFIB: www.unifib2012.org/index.html.
O evento, que pretende estimular a análise e o debate em torno do estado da indústria internacionalmente conhecida como MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Events), leva à tribuna do Auditório B4 do Centro de Congressos da Exponor uma dúzia de perspetivas, reflexões e prospetivas, pelas vozes de alguns dos principais líderes e especialistas ibéricos e latino-americanos do setor (toda a informação disponível em www.unifib2012.org).
Entre eles encontrar-se-ão Arie Brienen, presidente da Global Association of the Exhibition Industry (UFI), Adrian Barrick (diretor-executivo da UBM, empresa líder ao nível mundial na organização de feiras), Didier Scaillet (vice-presidente da Meetings Professional International), Mark Eddy, (diretor de ventas da Global Experience Specialists), Maria Martinez, diretora da IFEMA (Feira de Madrid) e Juan Puchalt (Feira de Barcelona). Domingos Meirelles, diretor da EXPONOR Brasil, é outro dos oradores.
A jornada de trabalho ocupará todo o dia 22 e a manhã de 23, e centrar-se-á na atual condição da atividade, no posicionamento dos eventos no mercado internacional – aproveitando sinergias culturais, linguísticas e ambientais – e na descoberta da incorporação de fatores de inovação nas realizações. O momento servirá igualmente para abordar casos de sucesso e insucesso, com o intuito de apontar caminhos a seguir, estratégias a adotar e metas a atingir.
O congresso da UNIFIB conta com uma componente importante de «networking», junta participantes de todo o mundo e prevê um programa social intenso não só no Porto, mas também extensivo às cidades de Braga, Viana do Castelo, Guimarães e, igualmente, ao vale do Douro.
Reposicionar, internacionalizar, reivindicar e… investir
Credibilizar, dinamizar e reposicionar o mercado das feiras e dos congressos em Portugal são outros dos grandes objetivos da instituição anfitriã do evento, a APFC, de que a EXPONOR faz parte (tal como a FIL – Feira Internacional de Lisboa, o PEB – Parque de Exposições de Braga, a Exposalão, da Batalha, e outros «players» do setor).
Para José Manuel Trigo Reto, diretor-executivo da EXPONOR e membro da direção da APFC, a realização deste encontro internacional «é uma excelente oportunidade para evidenciar ao tecido empresarial nacional as potencialidades e oportunidades de negócio existentes nos países de língua portuguesa e espanhola». Sendo fundamental reposicionar e internacionalizar o setor das feiras de negócios, reivindicar a sua importância na promoção da economia e, acima de tudo, reforçar a ligação com associações congéneres internacionais, é convicção das instituições integrantes da APFC que o Congresso UNIFIB é um grande momento para sensibilizar os vários operadores de mercado do turismo e eventos. A APFC tem como linha estratégica prioritária o reforço do financiamento de um programa de «Hosted Buyers» que valorize a componente internacional das feiras em Portugal, permitindo assim uma melhor promoção das exportações nacionais.
Na ótica de Miguel Corais, presidente da APFC (em representação do PEB), a indústria das feiras e congressos «deve estar integrada na estratégia global de modelo de desenvolvimento que se pretende para o País». Nesta linha de pensamento, o acontecimento agendado para a EXPONOR é tido como uma oportunidade para lançar pontes de cooperação em mercados emergentes e em crescimento, como os da América Latina. Até porque Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela estarão ativamente representados no congresso, para além de países europeus.

1 thought on “UBRAFE traz para São Paulo o Congresso Mundial da Indústria de Feiras”

  1. A Agencia de Publicidade Brasil Mundil, com sede na Região de Búzios,RJ – Brasil;esta trabalhando com
    a Rede Mundial de Felicidade – Mulheres Felizes,Turismo Solidario Mundial,Clube Mundia de Feliciade,
    Selo Certificado Brasil Mundial,para organizar os produtos e serviços,gerados pelas amigas da Rede Mundial de Felicidade, para dar a sua contribuição em eventos internacionais como o anunciado pelo
    companheiro,Armando Melo Campos,que acumula os cargos de diretor da AFIDA Associação Internacional de Feiras da América e Presidente Executivo,UNBRAF,União Brasileira de Promotores de Feiras,a es-
    colha do Brasil para sediar,Congresso da UFI – Associação Global da Indústria de Exposições, em novembro de 2014. A Rede Mundial de Felicidade – Mulheres Felizez,estará articulando junto aos executivos organizadores deste importante evento internacional,uma forma de participação.
    Saiba mais. Gilmar Dias de Souza.

Os comentários estão fechados.